Prefeitura de Resende reforça monitoramento de rios com instalação de réguas linimétricas
19 de novembro de 2020
Saae Barra Mansa realiza ação de conscientização ao Novembro Azul
19 de novembro de 2020


Jardim Botânico e Parque Natural ficarão abertos no feriadão em Volta Redonda

Espaços de lazer são opções para aproveitar o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra

Os moradores de Volta Redonda e visitantes que quiserem aproveitar o feriado prolongado por conta do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, dia 20, têm como opção de lazer dois grandes espaços de integração com a natureza. Um deles é o Jardim Botânico Municipal Antonieta Barreira Cravo, na Ilha São João. Recentemente inaugurado e construído com recursos de multas ambientais, o novo espaço ficará aberto no dia do feriado e no fim de semana, das 9h às 17h30.

O Jardim Botânico Municipal conta com lago, fonte, pista de caminhada, pista de patins, parquinho, 14 churrasqueiras, espaço para redes e muita área verde. Para cuidar do local, além de porteiro e vigilante, há uma equipe composta por profissionais de limpeza e jardineiro, que é responsável pela manutenção da botânica, como os jardins e gramados.

O prefeito Samuca Silva destacou que esse é mais um espaço verde em Volta Redonda, que foi construído com recursos de multas ambientais aplicadas em 1996. “É um espaço para a família. Volta Redonda está deixando de ser uma cidade cinza para ser uma cidade verde. Plantamos mais de 20 mil árvores por todo o município. O Jardim Botânico ficou lindo e todos podem conferir e se divertir nesse mais novo espaço de lazer”, comentou.

Além das diversidades das árvores que foram plantadas do Jardim Botânico, com espécies de 10 anos de idade, o entorno da Ilha São João também foi recuperado e ganhou exemplares nativos da Mata Atlântica. Ao todo, mais de 1.500 árvores foram plantadas no complexo, com mais de 80 espécies diferentes. Com isso, toda a composição arbórea da Ilha São João foi renovada.

O Jardim Botânico é dividido em vários setores: Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, com espécies específicas e também com árvores de todo o mundo. O lago tem borda infinita e várias plantas aquáticas, inclusive da Amazônia. O parque infantil tem brinquedos adaptados para PCD (Pessoas com Deficiência).

Parque Natural Municipal – Outra opção para no feriado prolongado é o Parque Natural de Volta Redonda, que fica localizado às margens da Rodovia dos Metalúrgicos. A área verde e de lazer fica aberta das 8h às 16h, e é monitorada pela Guarda Ambiental de Volta Redonda.

O espaço de convivência inclui três praças com mesas e bancos, aparelhos de ginástica funcional e parquinho infantil; dois mirantes; anfiteatro; sede administrativa com banheiros e portal de acesso; tudo construído com eucalipto certificado; além de locais reservados para os visitantes plantarem árvores, duas quadras de vôlei e futvôlei, dois lagos e trilhas radicais. O acesso às áreas de convivência é garantido por cerca de cinco quilômetros de vias dentro do parque.

Os visitantes que pretendem passar o dia no local devem ir preparados, levando lanches, água potável e, para aqueles que gostam de atividades esportivas, as bicicletas estão liberadas. Já a entrada de animais de estimação está proibida. Fotos de Evandro Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *