Jardim Botânico e Parque Natural ficarão abertos no feriadão em Volta Redonda
19 de novembro de 2020
Por conta das fortes chuvas, Defesa Civil de Barra Mansa decreta estado de alerta
19 de novembro de 2020


Saae Barra Mansa realiza ação de conscientização ao Novembro Azul

Colaboradores participaram de palestras e fizeram exames de sorologia

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) realizou nesta quinta-feira (19) atividades ligadas à conscientização e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. A ação faz parte do Novembro Azul e aconteceu dentro da unidade da autarquia, no bairro Saudade.

Servidores de carreira pública, contratados e estagiários participaram de uma palestra sobre a doença, onde puderam conhecer quais são os sintomas, os riscos, prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce. Após, os participantes passaram por um teste para detecção de sífilis, HIV, hepatites B e C.

O diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, aponta a importância que o servidor tem para a autarquia. “No atual governo, a nossa maior preocupação é o servidor. Então, temos feito estas intervenções relacionadas à saúde, oferecemos atendimento através da nossa assistência social que acompanha todos os servidores e familiares, como também temos uma Cipa relacionada à segurança. Nosso cuidado com a saúde e bem-estar do funcionário é durante os 365 dias do ano”.

A relações públicas do Saae, Elisângela Jesus, explicou o objetivo da ação. “Infelizmente, nós temos uma cultura social que afasta o homem do cuidado com a saúde. Então, fizemos esta ação para motivar os nossos servidores a participar, incentivando assim a prevenção, as medidas necessárias para que não ocorra a doença, que é fatal. Quando aparecem os sintomas, muitas vezes não dá para reverter. Nós já tivemos servidores com a doença e não queremos que mais alguém passe por isso”.

A palestra foi ministrada pela enfermeira e gerente da unidade de saúde do bairro, Fernanda Gama, que reiterou a importância da aproximação do homem com ações preventivas de saúde. “Trabalhamos o Novembro Azul em relação a prevenção e infecção precoce de doenças. O mês é mais voltado ao câncer de próstata, porém a gente sempre está falando sobre as doenças masculinas, como hipertensão, diabetes, obesidade. Estamos fazendo a testagem dos exames de sorologia. Nosso objetivo é divulgar a prevenção precoce dessas doenças, pois quanto mais cedo se consegue detectar, as chances de cura são maiores”.

O engenheiro de Meio Ambiente Rafael Cyrne aprovou a iniciativa. “É uma ação muito importante que o Saae, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, vem tomando, porque o Novembro Azul é um mês onde os funcionários acabam tendo consciência da importância da saúde do trabalhador. Muitas vezes surge o preconceito de fazer o exame e por isso deixam de fazê-lo, sem saber o quanto ele é importante”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *