Volta Redonda encerra prazo para requerer desconto de 50% no IPTU 2021
24 de novembro de 2020
Fernando Vannucci, morre aos 69 anos, em São Paulo
24 de novembro de 2020


Volta Redonda tem cinco centros de atendimento para casos suspeitos de Covid-19

Locais funcionam nos bairros 249, Vila Mury, Volta Grande, São João e Vila Santa Cecília

Uma das primeiras medidas criadas pela Prefeitura de Volta Redonda diante da pandemia foi a definição dos Centros de Triagens (CTs) nos quatro distritos sanitários da cidade, nos bairros 249, Vila Mury, Volta Grande e São João, e que continuam sendo referência para o atendimento da Covid-19.  As unidades funcionam em horário especial, das 7h às 22 horas.

Além dos Centros de Triagens, a prefeitura criou ainda o Centro de Doenças Respiratórias (CDR), localizado na Vila Santa Cecília, no antigo Hospital do Idoso. O CDR funciona das 8h às 19 horas e é resultado de uma parceria público-privada firmada para somar forças no combate ao Novo Coronavírus na cidade. Todas essas medidas adotadas pela prefeitura visam evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus.

A secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, destaca que a criação desse fluxo de atendimento, desde o início da pandemia, tem como objetivo centralizar os pacientes com a suspeita da doença. “Essa estratégia foi criada para evitar a contaminação cruzada em outras unidades de saúde do município. Desde o início da pandemia tem sido assim e tem funcionado muito bem”, disse a secretária.

Flávia destaca que, além disso, é possível disponibilizar atendimento de excelência a essas pessoas, uma vez que a equipe é treinada para lidar com este vírus. “Os profissionais que trabalham nessas unidades já estão acostumados a tratar a doença e conhecem a melhor forma de cuidar dessas pacientes”, acrescentou.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda é para que, aqueles que apresentem os sintomas da Covid-19, procurem um desses pólos de atendimento. Vale lembrar que o município, através de convênio com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), oferece tratamento precoce com administração da Nitazoxanida, priorizado para pessoas acima de 40 anos com comorbidades – doenças que podem agravar o quadro da Covid-19, e pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas. A administração do medicamento é iniciada assim que identificados sintomas da Covid-19, antes mesmo da chegada do resultado do teste de swab, colhido na unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *