Acidente envolve ônibus e carro na Vila Santa Cecília
3 de julho de 2012
Voltaço busca primeira vitória na Série D
5 de julho de 2012


Volta Redonda ganha internet gratuita em toda a cidade

Projeto Aldeia Digital foi lançado nesta quarta-feira

O projeto Aldeia Digital, que vai levar Internet gratuita e de qualidade para toda a população de Volta Redonda, foi lançado nesta quarta-feira, no Auditório da prefeitura de Volta Redonda, em uma cerimônia com a participação do prefeito Antônio Francisco Neto e do presidente da EPD (Empresa de Processamentos de Dados) de Volta Redonda, Paulo Neto.         

A EPD vai gerenciar o projeto e a empresa Brip Telecomunicações, vencedora da licitação, se encarregará de manter a rede de fibra ótica da cidade, que possui 130 quilômetros, em funcionamento. “Nenhuma cidade do Brasil possui esta cobertura de fibra ótica. Para se ter uma ideia, a cidade que possui a maior distância é Porto Alegre, com 87 quilômetros”, disse o presidente da EPD, explicando como o projeto vai atender toda a cidade.  “Espalhamos as redes sem fio (wi-fi) em pontos estratégicos dos bairros e qualquer morador poderá utilizar o seu computador, notebook, tablet ou smartphone para navegar na Internet sem custo de mensalidade, sem limite de tempo ou bloqueio de sites. Esta sim é a verdadeira Internet livre”, disse.         

Nesta primeira etapa o Aldeia Digital poderá ser acessado em 23 bairros da cidade – Vila Brasília, Vila Rica, Jardim Belvedere, Casa de Pedra, Aero Clube, Siderlândia, 249, Eucaliptal, Complexo Roma, Vila Mury, São Luiz, Santo Agostinho, Três Poços, Barreira Cravo, Candelária, Caieiras, Dom Bosco, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Rústico, Vila Santa Cecília, Siderópolis e Amaral Peixoto.

O internauta morador de Volta Redonda e que possui o Cartão Nacional de Saúde (SUS) deve fazer o cadastro na página inicial do Aldeia Digital ou através do www.portalvr.com/aldeiadigital. Quem não tem o cartão do SUS, deve fazê-lo no Estádio da Cidadania, gratuitamente. “É bom lembrar que caso o usuário esteja a uma distância superior a 100 metros do equipamento transmissor do sinal (hotspot) será necessário adquirir uma antena de recepção externa com freqüência de 2,4 Ghz, facilmente encontrada nas lojas especializadas”, disse o diretor da EPD, Gilberto Viana, lembrando que em dois meses, a cidade terá 100 % de cobertura.

O prefeito Antônio Francisco Neto, que no momento do lançamento monitorava quantos usuários já estavam conectados na Internet através do Aldeia Digital – eram mais de 220 pessoas – acredita que a partir desta quinta-feira, com a divulgação do projeto, este número iria aumentar muito.  “Para concretização do projeto a prefeitura investiu R$ 1,5 milhão. Primeiro construímos a nossa fibra ótica e agora vamos oferecer este serviço com muita qualidade para a população. Este padrão de Internet é único no país e toda a população terá Internet de graça em casa e nas ruas. Esta é mais uma ação da prefeitura que vai mudar a vida das pessoas para melhor”, disse o prefeito. 

Durante o lançamento estiveram presentes funcionários da EPD, os vereadores Neuza Jordão e Luiz Soró e os diretores da empresa Brip Telecomunicações, Paulo Marcos e José Maurício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *