Acidente envolvendo moto e carro deixa vítima em estado grave
11 de julho de 2013
Conselho de Segurança vai ampliar participação popular em Piraí
13 de julho de 2013


Festival Vale do Café começa em julho em Resende

Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa ao lado do cantor João Bosco faz parte das atrações

Desde 2003 levando eventos culturais e musicais a municípios que vivenciaram o ciclo do café na região, o Festival Vale do Café deste ano acontecerá em diversas cidades do eixo sul fluminense, e Resende, pela segunda vez consecutiva, está entre elas, com eventos programados para os dias 17, 18, 19 e 24 de julho, todos com entrada franca.

Na quarta-feira, dia 17, o Octeto de Metais, do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, abre a programação com um concerto às 18h, na Igreja São Sebastião, em Visconde de Mauá. No mesmo dia, a partir das 19h no Espaço Z, terá início a exposição ‘Resende Berço do Café Fluminense’, com palestra da historiadora Celina Whately e apresentação do violonista Thiago Zaidan.

A mostra, que traz painéis que contam a história do café desde sua origem até chegar a Resende – que se tornaria a maior cidade produtora mundial de café no século XIX -, fica aberta até o dia 15 de agosto das 8 às 17h. O Espaço Z fica na Avenida Gustavo Jardim, ao lado da Rodoviária Velha.

– Nesta exposição, o visitante poderá conferir também objetos típicos da produção cafeeira e do tempo da escravidão. No centro do salão de exposições do Espaço Z será montado um pátio de secagem de café, com o objetivo de criar sensações diferenciadas para o público. Teremos imagens de fazendas que são herança deste período e que contam a história desta época em Resende – explica o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino.

Já na quinta-feira, dia 18, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) fará um grande concerto ao lado do cantor e compositor João Bosco, no teatro Monumental da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Os ingressos para conferir esta apresentação devem ser retirados nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Fundação, que fica na rua Luiz da Rocha Miranda, no Centro Histórico.

Na sexta-feira, dia 19, às 19h, o violonista Marcus LLerena e a soprano Rosenete Eberhardt se apresentam no Igreja do Rosário, localizada na Rua do Rosário, no Centro Histórico. E encerrando a participação de Resende na programação do Festival, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Coral do Visconde, de Visconde de Mauá, se apresenta também na Igreja do Rosário, a partir das 19h.

Sobre o Festival – A 11ª edição do Festival Vale do Café acontecerá de 16 a 28 de julho em diversas cidades da região. Mais informações e a programação completa podem ser obtidas através do site  www.festivalvaledocafe.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *