Flumisul terá oficinas gratuitas para microempreendedor individual
18 de julho de 2013
Exposição retrata recém-nascidos na Fazenda da Posse
20 de julho de 2013


Ginástica de trampolim de Piraí já treina em aparelhos importados

A Escola de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Piraí, detentora de  importantes títulos internacionais e com atletas na Seleção Brasileira, acaba de conquistar um valioso reforço para se projetar mais ainda: são os novos aparelhos. instalados desta quarta-feira, 17 de julho, no centro de treinamento da equipe, no ginásio do Parque Mata do Amador, e que darão condições aos ginastas de se prepararem melhor para o Campeonato Mundial da Bulgária, onde Piraí estará representado por 10 atletas.

Os novos aparelhos – dois trampolins e um mini-duplo Eurotramp – foram importados da Alemanha e, segundo a Secretária de Esporte, Vânia Fajardo Ferreira, serão fundamentais para que a Escola de Piraí melhore ainda mais se nível técnico, reconhecido internacionalmente, e proporcione condições mais adequadas de treinamento para os seus ginastas.

 “Estamos realizando um sonho, porque precisávamos desses aparelhos, que são  oficiais, usados nas principais competições. Com as chegada deles, cresce nossa expectativas em relação à melhora do nível técnico de nossos atletas. Temos aqui atletas de nível internacional e, com certeza, os novos aparelhos ajudarão no desempenho deles. Além disso, a motivação de todos irá aumentar”, explica a Secretária, acrescentando que os aparelhos antigos não atendiam mais à necessidade de alguns atletas de alto nível, mas  continuarão em uso.

Lembrança dos velhos pneus

A Escola de Ginástica de Trampolim da Prefeitura Municipal de Piraí faz parte de um projeto social, desenvolvido pela Secretaria de Esporte desde 1997 e hoje é detentora de grandes conquistas e títulos nacionais e internacionais, entre eles o de 13 vezes campeã brasileira (1998 a 2010), tricampeã mundial na categoria infanto-juvenil masculino e ter atletas seus na conquista da primeira medalha brasileira por equipe em Campeonato Mundial.

“Ao longo do tempo, o projeto tornou-se referência da modalidade no Brasil e  exemplo de que a fé, aliada à força de vontade, pode transformar aquilo que parece impossível em uma grande realização”, afirma a coordenadora e treinadora da escola desde sua criação, Shirley Arantes.

Shirley olha para os novos aparelhos e lembra do como tudo começou, com aparelhos totalmente adaptados, como pneus velhos, ou de madeirite e uma minicama elástica. O primeiro local de treinos foi  a quadra do CIEP Margarida Tompson, passando depois para a Agremiação Espoortiva Piraiense. Hoje, os treinamentos são no ginásio do Parque Mata do Amador.

 “Hoje, temos orgulho de ver outras cidades investindo na modalidade como um projeto social. Fomos os pioneiros e o espelho para a criação de várias escolas de ginástica no Brasil. Além disso, formamos profissionais, atletas que cresceram conosco e hoje são professores de Educação Física e trabalham como treinadores e estagiários neste mesmo projeto. Muitas foram as conquistas ao longo desses anos. Possuímos uma vasta coleção de medalhas e troféus, mas muito mais do que isso é a certeza de que este trabalho fez a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes piraienses”, acrescenta Shirley Arantes, exibindo um justo orgulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *