Colisão entre dois veículos deixa trânsito lento no Aterrado
22 de julho de 2013
Colisão entre dois veículos de passeio deixa trânsito lento em VR
24 de julho de 2013


Região Sul tem frio intenso e neva na Grande Florianópolis

A massa de ar polar que atingiu o Sul do Brasil, no início da semana, provocou geada, chuva e neve em vários municípios da região. Em Santa Catarina (SC), só na manhã de hoje (23), nevou em 49 cidades. No Rio Grande do Sul (RS), a neve caiu em duas cidades. No Paraná, 26 cidades registraram chuvas congeladas e flocos de neve.

Segundo o meteorologista, Rogério Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Rio Grande do Sul, das 18 cidades gaúchas onde as temperaturas foram negativas durante a madrugada, nevou nos municípios de Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul. “Como o Sul já possui a característica do frio, a massa de ar que veio do Polo Sul nos últimos dias afetou com maior intensidade esses estados”, disse.

A Grande Florianópolis foi uma das regiões atingidas pela neve. Rogério disse que “não há registros do fenômeno na região, pela localização continental”. Segundo ele, a neve não era esperada para a Grande Florianópolis.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), não existem dados oficiais de neve relatados por observadores de estações meteorológicas na Grande Florianópolis Serrana. Moradores da região e a imprensa local informaram ao centro a ocorrência de neve na região em 1952, 1972, 1984 e 2000, o que não descarta a possibilidade de esse fenômeno ter ocorrido em outros anos.

Para a meteorologista do Ciram, Marilene de Lima, a previsão para o estado durante a noite de hoje, amanhã (24) e quinta-feira (25) é temperatura mínima de 0 grau Celsius (ºC) e negativa em boa parte do estado. “A semana é de alto risco para moradores de rua e animais domésticos, além dos que vivem ao ar livre sob frio intenso. Todos necessitam de cuidados especiais”.

De acordo com o gerente de Operações e Assistência Humanitária da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Alexandre Sampaio, os municípios de São Joaquim, com 24.812 habitantes, e São Jorge, com 209.804 habitantes, estão em estado de emergência. “O frio preocupa estes municípios por apresentarem menor capacidade de resposta à friagem, a temperatura registrada tem sido –10ºC a –8ºC”.

O Paraná registrou chuva congelada e neve em 26 cidades, uma delas foi a capital Curitiba. O último registro de neve na capital aconteceu há mais de 30 anos, em 1975. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a maior ocorrência no estado foi chuva congelada, acompanhada de pequenos flocos de neve.

A frente fria atingiu também as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Em Brasília o Inmet registra a mínima de 16ºC e máxima não passa de 26ºC. Em São Paulo (SP), a manhã de hoje registrou a temperatura mais baixa do ano com 9,2ºC. Em 9 de maio, foi registrada a temperatura de 10,2ºC.

Segundo o metereologista, Marcelo Schneider, do Inmet-SP, as temperaturas continuarão baixas até quinta-feira. “Hoje a noite vai ficar mais frio ainda por causa da geada, principalmente no Sul, Oeste e Centro do estado [São Paulo]. Só na sexta-feira a temperatura vai subir lentamente”. Em Aparecida (SP), cidade que será visitada pelo papa Franscico, amanhã, a temperatura será 7ºC a mínima e a máxima 12ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *