Barra Mansa abre Semana da Pátria com desfile na Região Leste
2 de setembro de 2013
Saae BM apresenta projeto de elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
4 de setembro de 2013


Monitores formados pela prefeitura vão atuar na corrida de montanha

Formandos do Curso de Monitor de Ecoturismo, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Resende, participarão neste final de semana, dias 7 e 8, do “Desafio das Serras”, uma corrida de montanha. A competição será promovida pela empresa Adventure CAMP Turismo, com o apoio da prefeitura, em trilhas e estradas que ligam os municípios de Resende e Itatiaia.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Eventos, Antônio Leão, o evento esportivo vai atrair cerca de 200 atletas de todo o Brasil, e de outros países como Chile, Argentina e Estados Unidos. Ele contribuirá para divulgar o potencial da região para o ecoturismo e os esportes de aventura.

– Durante as provas os atletas utilizarão caminhos através das montanhas, motivo pelo qual a empresa optou pela contratação dos monitores. Eles terão a missão de orientar os participantes em relação ao percurso – afirma o secretário, ressaltando que também foram contratados moradores da região, totalizando 32 pessoas.      Os monitores que atuarão no Desafio das Serras são formandos do curso realizado de maio a julho deste ano. A capacitação foi desenvolvida através de uma parceria entre a Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), Secretaria de Turismo e Eventos, Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada.

Ela tem a finalidade de formar monitores para atuar nas unidades de conservação, promovendo a conservação do patrimônio natural, levantando os atrativos naturais, mapeando trilhas e monitorando o seu uso e propondo procedimentos para minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública.

– A participação dos monitores neste evento reforça a proposta do turismo seguro e responsável nas unidades de conservação. Será uma grande oportunidade para os formandos colocarem em prática tudo o que aprenderam no projeto – frisa.

Sobre a corrida, Antônio Leão destaca que os competidores terão que percorrer em menor tempo, diferentes tipos de terreno num trajeto de 20 a 40 quilômetros por dia, totalizando 40 ou 80 quilômetros no final de semana. Eles largarão da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, atravessando a Serra do Marimbondo, numa área do Parque Estadual da Pedra Selada, até chegar à Vila de Visconde de Mauá.

A prova será feita em trilhas sinalizadas por fitas, placas, setas e com a orientação de monitores nos postos de controle. Segundo a organização, o objetivo da competição é tirar as pessoas do meio das ruas, da poluição, dos parques urbanos e das esteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *