Acidente envolve uma carreta em Porto Real
3 de setembro de 2013
Música na praça terá apresentação de jazz em Resende
5 de setembro de 2013


Resende é destaque em geração de emprego

Caged revela saldo positivo na contratação de trabalhadores em julho

O município de Resende foi destaque no relatório de contratação e demissão de empregados no mês de julho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último mês.

Perante as cidades do sul fluminense onde constam postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine) – Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda -, Resende obteve o melhor saldo. Segundo o Caged, em julho Resende registrou 1.573 admissões contra 1.338 demissões, perfazendo saldo de 235 postos de trabalho criados.

O Caged registra ainda a evolução de emprego por setor de atividade econômica: Extrativa Mineral, Indústria de Transformação, Serviço Industrial de Utilização Pública, Construção Civil, Comércio, Serviços, Administração Pública e Agropecuária. Com exceção da atividade Extrativa Mineral, onde houve retração de um posto, em todas as outras o saldo de Resende é positivo. Os maiores saldos foram no Comércio (85 postos de trabalho criados), Indústria de Transformação (58) e Serviços (52). Levando-se em conta todos os setores, no saldo de 2013 o Município contabiliza 1.787 postos de trabalho criados.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, os números expressam a política de geração de emprego e renda do governo municipal. “Resende está na contramão da crise empregatícia nacional, e os dados do Caged mostram isso. São 235 colocações criadas no saldo de julho e 1.787, no ano. Na indústria a cidade é beneficiada pela chegada de novas empresas, muitas delas atraídas pelos incentivos fiscais do programa Reseinvest. No comércio, o total de alvarás emitidos cresceu e as lojas se especializam cada vez mais com apoio da Prefeitura, CDL e Sebrae”, comenta Besouchet.

Para a coordenadora do Sine Resende, Claudia Balieiro, a informação expressa o momento favorável da economia de Resende. “O Caged tem como base os dados dos SINEs, com a reformulação em Resende inserimos cada vez mais trabalhadores no mercado e os números só tendem a crescer”, frisa.

No retrospecto nacional, julho de 2013 foi o pior mês de geração de empregos formais dos últimos 10 anos. Dentre as federações, o Rio de Janeiro foi o 24º colocado com retração de 755 postos, segundo dados do Caged.

O Caged é o mecanismo do Governo Federal que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *