Acidente deixa duas pessoas feridas na Beira-Rio
19 de setembro de 2013
Colisão deixa duas pessoas feridas em Resende
21 de setembro de 2013


Exposição Cultural Folclórica acontece durante todo o fim de semana

Evento reúne danças, músicas e comidas típicas no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília

A prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Cultura (SMC) e Ação Comunitária (Smac), está realizando neste final de semana, a 1ª Exposição Cultural Folclórica do município. A feira está reunindo danças, músicas e comidas típicas, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, nesta sexta-feira, sábado e domingo (dias 20, 21 e 22). A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (dia 20) com apresentação da Banda Municipal.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que o objetivo da exposição é unir a cultura com o social. “Estamos envolvendo centenas de pessoas que são atendidas nos 32 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Muitos deles vêm para participar e outros para apresentar a sua arte. A nossa proposta é atender as famílias, pois isso é o que deseja a Política da Assistência Social”, disse Munir, que discursou na abertura do evento e elogiou a parceria com a secretaria de Cultura.

A secretária de Cultura, Rosane Gonçalves, disse que a intenção é resgatar as riquezas culturais das cinco regiões do Brasil. “Não podemos deixar a cultura do nosso país morrer. Temos que valorizar e incentivar para que todos participem conosco.  Esta parceria com a Smac foi muito importante, pois estamos envolvendo centenas de pessoas que também querem receber cultura e fazer cultura”, disse a secretária, avisando que no mês de outubro, haverá uma programação especial dedicada às crianças com diversas atrações no zoológico municipal e em vários pontos da cidade, em parceria com o Sesc.

Programação – O sábado (dia 21) começa com música e dança, às 14h, com a Orquestra de Violinos de Volta Redonda e apresentação de danças típicas da região nordeste do Brasil, como o frevo com a participação de Grupos de Convivência da Smac. Os grupos da secretaria continuam a participação durante o restante da tarde com trava-línguas, coral e apresentações de dança, como a quadrilha, e música típicas de outras regiões do país.

No último dia do evento, domingo (dia 22), a festa começa às 9h e a última atração sobe ao palco às 13h20. E o público vai se divertir com mais música e danças típicas de todas as regiões do Brasil. A diversidade vai desde a dramatização da lenda do boto, que vem da região Norte até a apresentação de “Emília – A Boneca de Pano”, história do Sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *