Três homens são baleados em Resende
22 de setembro de 2013
Companheira de Índio é apreendida no Fórum de Volta Redonda
24 de setembro de 2013


Balanço de um mês de atendimento da UGC

Unidade de Guarda Comunitária solucionou 207 problemas envolvendo segurança primária, em 35 dias

A UGC (Unidade de Guarda Comunitária) começou o atendimento no dia 12 de agosto e, até o dia 17 de setembro, conseguiu solucionar 207 problemas diversos, sempre envolvendo a segurança pública em nível primário. A Guarda Comunitária tem proporcionado uma parceria positiva entre a população e a Guarda Municipal, que demonstrou estar em grande sintonia, de acordo com os moradores e com os presidentes das associações.

A cidade foi dividida em cinco setores, monitorados por viaturas exclusivas da UGC (cinco veículos Blazer, um Gol, uma moto e um trailer), e tendo um inspetor e um GM responsáveis, além de um inspetor que trabalha na motocicleta dando apoio aos setores e ainda atendendo à Ouvidoria da corporação. Cada inspetor está em contato diário com os presidentes das associações e, sempre que acionado, atende aos moradores diretamente.

No dia 15 de agosto, Adriano Correa de Matos entrou em contato com a Ouvidoria da GMVR para agradecer o trabalho “eficiente e rápido, feito na da Rua José Bento Ribeiro Dantas, no bairro Santo Agostinho, pois tinha um grande buraco na via, oferecendo perigo aos condutores e pedestres. Reclamei num dia e no dia seguinte o serviço estava pronto. E o inspetor Augusto ainda veio na minha casa perguntar se eu estava satisfeito. Aprovei o trabalho e acho que era essa interação que estava faltando”, disse ele.

De acordo com Mário Luiz Mendonça, que é presidente da Associação de Moradores do bairro Siderville há 12 anos, “esse contato direto entre a UGC e a associação é bem transparente e não tem enganação, facilitando muito para que a solução dos problemas sejam mais rápidas. Em dois dias que está sendo feita a poda de árvores do meu bairro, já deu para sentir a diferença, principalmente de noite, pois as ruas estão mais claras e, consequentemente, mais seguras”, disse ele.

Para o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, “a parceria com as secretarias municipais, o Saae, o Ciosp e a Suser está sendo fundamental para termos um resultado tão positivo nas questões de segurança pública inerentes ao município, pois em cada setor tem uma pessoa responsável pelas solicitações da UGC e o trabalho tem fluido bem. Mas, isso também se deve muito ao empenho dos inspetores que estão responsáveis pelos setores, que entenderam a essência do trabalho e não estão poupando esforços para encontrarem as soluções”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, “dos serviços feitos até agora, podemos destacar a limpeza das vias públicas relacionadas aos veículos em situação de abandono que, em toda a cidade, somaram 126 denunciados e que foram retirados pelos proprietários ou recolhidos ao Depósito Público; a retirada de pneus abandonados em vias públicas e terrenos, que somaram cerca de 700, apanhados de oito locais diferentes; os entulhos sobre calçadas e ruas, que foram flagrados em pelo menos 25 bairros, que foram retirados e os locais totalmente limpos; muitas lâmpadas em postes públicos foram trocadas, como em Santa Rita do Zarur que, em apenas uma rua somaram 21 lâmpadas; nove trailers que estavam estacionados irregularmente, em bairros diferentes foram levados a locais permitidos; diversas calçadas foram desobstruídas; vários buracos em asfalto foram tapados; bueiros que estavam sem tampas ou quebrados foram arrumados, entre outros casos mais graves, como a recuperação de dois veículos que haviam sido furtados e a demolição de uma construção feita em área pública”, contabilizou o comandante, acrescentando que muitos casos de menor porte fazem parte dessa estatística.

– Cabe ressaltar que todos esses fatos afetavam a segurança pública de alguma forma. Para todo problema encontrado, por menor que seja, estão sendo feitas fotos do antes e do depois. Todos esses dados estão sendo consignados em estatística, para que possamos mostrar toda a transparência do trabalho da UGC, que já está sendo reconhecida pelos cidadãos de vários bbairros da cidade, apesar do pouco tempo de atuação, concluiu o major Luiz Henrique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *