Horário de Verão começa no próximo final de semana
16 de outubro de 2013
Sindicato entrega alvarás do ?Hora de Refeição? para mais 60 trabalhadores
18 de outubro de 2013


CDL de Barra Mansa faz alerta aos lojistas sobre golpe no comércio

Nesta quinta-feira, um golpista passou-se por fiscal da Receita Federal

Por volta das 12h10 desta quinta-feira, um homem que apresentava ter 50 anos, bem vestido e com documentos que identificavam ser um Fiscal da Receita Federal, abordou um empresário do ramo de papelaria no centro de Barra Mansa.

O suposto fiscal solicitou documentos que usualmente são pedidos pela Receita. Ele também conhecia todos os termos técnicos e documentações específicas que este órgão fiscal solicita nesses casos.

Em um dos momentos ele pediu ao empresário que assinasse o termo de fiscalização – que segundo o empresário –  também tinha o timbrado oficial do órgão. Neste momento, o golpista ainda pediu a confirmação se que aquela assinatura era mesma a correta.

Num segundo momento, o suposto fiscal pediu ao empresário os números de conta bancária e e ele então utilizou dois talões de cheque para conferir.

Após isso e depois diversas solicitações de documentos foram feitas, e pediu, ao final delas, que o lojista retirasse o X da registradora – um registro de movimentação que os fiscais da receita federal geralmente solicitam.  Neste momento, ao precisar sair para imprimir o documento – e sua funcionária logo em seguida, atendeu ao suposto fiscal – o golpista rapidamente retirou 4 folhas do talão.

“Este momento foi tudo muito rápido, ele foi bem ágil mesmo. Depois que entreguei tudo a ele e, no caso, ele conseguiu o que queria – que eram a assinatura e os cheques – ele se despediu muito apressadamente, fora do comum nessa situação. Percebi que tinha algo estranho e logo conferi meu talão e fui à delegacia”, explicou o empresário que preferiu não ser identificado nesta matéria.

A CDL de Barra Mansa e demais entidades do comércio orientam a todos os empresários que fiquei ainda mais em alerta nesse momento e confirmem junto à Receita Federal quando um fiscal visitar um estabelecimento.

“É preciso que casos como este e demais golpes sejam registrados na polícia para termos maior controle e buscarmos ações efetivas contra esses crimes no comércio”, define a presidente da CDL BM, Juliana Lanes Rolim.

A Polícia Civil da 90ª DP em Barra Mansa está investigando o caso classificado como crime de estelionato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *