Juliana Rolim pede para lojistas ficarem atentos sobre golpe no comércio
23 de outubro de 2013
Carreta tomba na Lúcio Meira em Dorândia
25 de outubro de 2013


Defesa Civil apresenta a moradores o funcionamento do sistema de alerta e alarme

Uma equipe da Secretaria Estadual de Defesa Civil apresentou na noite de terça-feira, dia 22, na Escola Municipal Arlindo Rodrigues, na Oficina Velha, o funcionamento do sistema de alerta e alarme com sirenes que será implantado no município. Pelo projeto, serão instaladas 15 sirenes e cinco pluviômetros eletrônicos em locais estrategicamente escolhidos, que servirão para alertar a população tanto quanto aos riscos de escorregamentos de terra quanto de alagamentos.

A primeira palestra, que faz parte do Programa de Preparação de Comunidades Contra Desastres de Origem Natural, foi ministrada pela major bombeiro Cláudia Valentim. Ela fez um resumo dos trabalhos realizados pelo órgão e falou sobre a importância da colaboração dos moradores para o bom funcionamento do projeto.

 “Queremos estimular as comunidades a estarem preparadas para saber o que fazer caso seja dado o alerta. Nosso objetivo é fazer com que o cidadão se sinta parte do processo e passe a ser um multiplicador das informações que passamos aqui. Isso vai contribuir muito para uma postura preventiva”, destacou Cláudia.

Após a explanação da major foi ministrada outra palestra por um técnico da Cruz Vermelha e, em seguida, moradores tiraram dúvidas sobre o sistema. Presidente da Associação de Moradores do Belvedere, Valda Maria Nogueira Lettieri aprovou o novo sistema de segurança. “Achei ótima essa iniciativa. No nosso bairro costuma ter problemas em época de chuva e esse sistema será muito importante para a nossa segurança”, revelou.  

A reunião contou ainda com a presença da diretora da Defesa Civil Municipal, Aldaci Anchite, do assessor especial da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, João Telles, e do responsável pela Coordenação Regional Estadual de Defesa Civil Sul II, tenente-coronel Rossini.  

 

O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

O projeto foi criado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil e reconhecido internacionalmente como importante meio de alertar as comunidades em áreas de riscos quanto à prevenção de desastres. No  sistema é realizado um monitoramento constante do clima e, quando existe a previsão de um grande volume de chuvas para a região, é emitido um sinal de alerta à Defesa Civil Municipal, que pode comunicar-se diretamente com a comunidade através de auto-falantes e acionamento das sirenes, alarmando para uma evacuação para locais mais seguros. Todas estas medidas visam dar mais segurança e tranquilidade à população. Os equipamentos serão instalados sem custo para o município.

A Defesa Civil Municipal atende pelo telefone 2444-5750 ou pelo número de emergência 199. A sede do órgão está localizada na Rua João Pessoa, 779, bairro Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *