Bazuca é apreendida no bairro Paraíso de Cima em Barra Mansa
7 de novembro de 2013
Momento Literário: homenagem a Vinícius de Moraes
9 de novembro de 2013


Olimpede Nacional vai reunir mais de 3 mil atletas especiais em Volta Redonda

Competição será nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Ilha São João

Atletas especiais de três estados brasileiros vão se reunir neste final de semana em Volta Redonda.  A prefeitura, com o apoio do Governo Federal através do Ministério dos Esportes, promove mais uma edição da Olimpede (Olimpíada da Pessoa Deficiente) nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Ilha São João.  De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) a competição já cadastrou 3172 atletas de 45 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A abertura do evento acontece na sexta-feira, dia 08, às 15 horas, no Ginásio da Ilha São João e segundo a secretária Municipal de Esportes, Rejane Campos, está sendo preparada uma grande festa. “Todas 125 delegações participantes mandarão seus representantes para o desfile de abertura, que será animado ao som da Banda Municipal de Volta Redonda. Em seguida, teremos o acendimento da pira olímpica e os juramentos feitos por um atleta e um árbitro da competição”, disse a secretária, lembrando que junto com os atletas virão os familiares, que prometem lotar as arquibancadas do ginásio da Ilha São João.

Ainda na abertura, a cantora de Volta Redonda Sarah Bentes vai cantar o Hino Nacional Brasileiro acompanhada de um pelotão da fanfarra do Ciep Gloria Roussim.  O evento será encerrado com um show especial da dupla Peter e Alan, que promete animar a cerimônia.  “Sem dúvidas será uma festa e competição muito especial. Toda a nossa equipe está envolvida para receber e atender bem tantos os atletas, quanto os seus familiares”, disse a secretária.

As disputas da Olimpede acontecem no sábado e domingo, a partir de 8 horas. Os atletas especiais disputam modalidades adaptadas como: atletismo, futsal, futebol society, natação, voleibol especial, provas de habilidade, cabo de guerra, tênis de mesa, xadrez, dominó, dama e arremesso à cesta. A Olimpede é realizada em Volta Redonda desde 1987, sendo o maior evento do gênero no Brasil e conta com a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Olimpede –  O município de Volta Redonda possui hoje diversas entidades e escolas especializadas que desenvolvem sistematicamente através da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, o atendimento aos portadores de diferentes graus e tipos de deficiência, garantindo a integração social, o desenvolvimento das possibilidades físicas, além de elevar a autoestima da clientela assistida.

A Olimpede (Olimpíada da Pessoa Deficiente) consta hoje do calendário oficial da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e a cada ano vem ampliando de forma significativa o número de participantes. O evento é um importante momento do esporte adaptado no município, e traduz com brilhantismo todo esforço das escolas, entidades, profissionais e atletas em mostrar toda a sua garra, habilidades, capacidade de vencer obstáculos, além da troca de experiência saudável onde a superação dos atletas é capaz de derrubar preconceitos que ainda existem. 

As entidades participantes se preparam ao longo de todo o primeiro semestre para treinamento das provas da Olimpede, colocando no calendário como prioridade a participação neste evento. Dessa forma, a Smel melhorou a estrutura de atendimento como hospedagem, transporte, alimentação, show de abertura e uma equipe de centenas de profissionais de varias áreas disponíveis para atender ao evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *