Motorista perde o controle e bate em poste na Dutra
13 de novembro de 2013
Demolição do imóvel do antigo Rango, no Jardim Boa Vista
15 de novembro de 2013


Dia Mundial do Diabetes é celebrado com ação na Praça da Matriz, em Barra Mansa

Cerca de 500 pessoas foram atendidas pela equipe do setor de Atenção Básica

A secretaria de Saúde de Barra Mansa, em parceria com a Associação de Diabéticos e a Cruz Vermelha, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 14, uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. Mais 500 pessoas passaram pelas tendas montadas na Praça da Matriz, onde foram realizadas medição de pressão arterial, testes de glicemia e palestras.

 “Nosso objetivo foi captar pessoas que não sabem que têm a doença. Tivemos casos de pacientes que descobriram através dos nossos exames e foram encaminhadas para a UPA para iniciar o tratamento”, contou Mirian Lazarino, gerente de Atenção Básica da secretaria de Saúde.

A nutricionista da prefeitura, Liliane Laia, explicou que o tratamento do diabetes não é feito apenas de medicação. “É preciso, principalmente, controlar a alimentação e o peso. Comer legumes, verduras, fazer atividade física e diminuir o consumo de açúcar. Eu diria que é 50% medicamentos e 50% alimentação”, disse.

Para a funcionária pública Laura Roza, de 42 anos, a ação na praça foi esclarecedora. “Eu não sabia que tinha glicose alta. Agora vou procurar o tratamento adequado e cuidar da minha saúde”, garantiu. De acordo com informações da gerência de Atenção Básica, entre janeiro e outubro deste ano, foram realizados 8.589 atendimentos a diabéticos no município, sendo que 5.170 pessoas em Barra Mansa são portadores da doença.

Defesa Civil – Na parte da tarde, a Coordenadoria de Defesa Civil também realizou uma ação na Praça da Matriz. Quatro agentes, acompanhados de estudantes do grupo Defesa do Amanhã, panfletaram sobre o Alerta Verão. O objetivo foi conscientizar a população sobre as ações que podem causar tragédias nesta época de chuvas, como lixo jogado no rio e construções irregulares. “Esta semana a prefeitura decretou estado de alerta por causa do período de chuvas, mas todos devemos agir de forma consciente. Ações realizadas corretamente podem ajudar no trabalho de prevenção”, declarou o coordenador de Defesa Civil, Carlos Natanael Geremias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *