Último café do ano da CDL BM em clima de despedidas
28 de novembro de 2013
Vendedora tem carro roubado em Barra Mansa
30 de novembro de 2013


Secretaria Municipal de Saúde promove ações educativas e informativas sobre diabetes

Ações serão realizadas nesta sexta-feira, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) promove nesta sexta, 29, ações educativas e informativas sobre diabetes, das 8h às 16h, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado. O evento, realizado em parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), é comemorativo ao Dia Mundial do Diabetes, que ocorreu no último dia 14, e tem como objetivo alertar sobre a prevenção e melhor controle da doença que atinge 5,6% da população brasileira, com número elevado de doentes sem diagnóstico.

“A nossa proposta, além das orientações e abordagens educativas, também é promover o diagnóstico precoce da doença e informar sobre os programas de prevenção e de tratamento disponibilizados por todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica do município”, esclarece o Coordenador do Distrito Sanitário, o enfermeiro Bruno Castro de Oliveira, ressaltando que cerca de 20 pessoas, entre profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem, fisioterapia e de farmácia, realizarão os atendimentos aos visitantes em duas tendas montadas no local do evento. “Todos estarão aptos a fazer a avaliação do histórico do usuário, verificação do seu índice de massa corporal, de níveis de pressão arterial e de glicose no sangue”, acrescenta.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue e que apresenta entre os seus principais sintomas: muita fome e sede, perda rápida de peso, cansaço, vontade de urinar várias vezes, visão embaçada, dificuldade de cicatrização e concentração. Também se configura num problema de saúde pública de grande magnitude que para o seu enfrentamento exige ações efetivas por parte do setor saúde. Segundo as estatísticas da International Diabetes Federation  (IDF), atualmente o número de pessoas acometidas pela doença já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. Os estudos mostram, ainda, que 50% dos pacientes desconhecem que tem diabetes, sendo diagnosticados quando é evidenciada alguma complicação associada à doença.

“A doença exige cuidados para o resto da vida e que implicam em mudanças de hábitos para o sucesso do tratamento”, avalia o coordenador, informando que além de medir a glicemia, tomar os medicamentos prescritos pelo médico, os pacientes com diabetes devem, ainda, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. No município, o programa de controle de diabetes funciona em todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família). Consultas médicas, de enfermagem e odontologia, rastreamento de usuários com fatores de risco, solicitação de exames de controle, atividades educativas em grupo e individual, além de consultas de urgência e de emergência e encaminhamentos para as unidades secundárias e terciárias, caso o paciente necessite de atendimento especializado, são algumas das ações desenvolvidas pelo programa. A estimativa é que Volta Redonda possua 10.700 usuários acometidos pela doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *