Jovens são assassinados no Parque Maira em Pinheiral
13 de dezembro de 2013
Rechuan preside a última reunião do GGIM do ano
15 de dezembro de 2013


Estado inaugura unidade de internação do novo Degase em Volta Redonda

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (13/12), uma nova unidade do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), em Volta Redonda.  O centro Irmã Assunción de La Gándara Ustará tem capacidade para abrigar 90 jovens em conflito com a lei, atendendo 25 municípios do Sul Fluminense e Médio Paraíba.

– Uma unidade deste nível é uma importante política de direitos humanos. Meninos em conflito com a lei desta região estão em Bangu, na Ilha do Governador e em Belford roxo. As famílias deles não precisarão mais se deslocar para o Rio. Peço que cuidem destes jovens com amor. Aqui tem que ser um lugar de reeducação, de ressocialização. Este é o nosso papel – disse o governador Sérgio Cabral, que comandou o cerimonial do evento.

O Governador foi recebido por uma apresentação dos alunos do projeto Meninos do Batuque, formado por alunos do Ciep Toninho Marques. Participaram do evento o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto e diversos prefeitos da região, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, o deputado federal Deley de Oliveira, e os deputados estaduais Edson Albertassi e Gothardo Netto.  O presidente do Degase, Alexandre Azevedo.

O prefeito Neto disse que assim como o município é parceiro na Casa de Custódia com inúmeros projetos sociais, ali também haverá a participação da prefeitura.  “Seremos parceiros e vamos oferecer cursos para os adolescentes que aqui estiverem através da Secretaria de Ação Comunitária e a Fundação Beatriz Gama.  Queremos dar uma nova oportunidade para estes jovens.  Esta unidade do Degase vai dar dignidade e respeito para os jovens, principalmente a seus familiares.  Estamos muito atento a isso”, disse o prefeito, que aproveitou para agradecer ao governador pelo inúmeros investimentos que todo o Estado vem recebendo. “Faço este agradecimento em meu nome e todos os prefeitos do Estado”, discursou Neto.

O espaço com área de cinco mil metros quadrados é voltado para internação, internação provisória e acautelamento exclusivo de adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos. A estrutura – toda adaptada para portadores de necessidades especiais – conta com escola, sala de leitura, de estar, dormitórios, quadra de poliesportiva coberta, oficinas, solatórios, enfermaria, consultório dentário, refeitório e templo ecumênico.

Os jovens contarão com equipe de agentes socioeducativos, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, médico, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem. O centro educativo de Volta Redonda é o segundo instalado no interior, dando continuidade ao processo de descentralização dos centros de cumprimento de medidas socioeducativas. Com a iniciativa, os jovens permanecem mais próximos de suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *