Empresária é baleada na tentativa da assalto em Resende
16 de dezembro de 2013
Ministério Público apresenta à Justiça alegações finais do caso João Felipe
18 de dezembro de 2013


Casa da Cultura lança livro sobre 100 anos de posse do primeiro prefeito

Galeria de Prefeitos será inaugurada no Salão Nobre da sede

Para comemorar o centenário de posse do primeiro prefeito a governar o Município de Resende, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda lança nesta quinta-feira, dia 19, o livro “Centenário de Posse do Prefeito Botafogo”. No mesmo evento, será inaugurada também no Salão Nobre da Fundação a galeria com a foto de todos os prefeitos que administraram a cidade desde 1913 até os dias atuais. O evento está marcado para as 9 horas.

Engenheiro civil, e na época, membro da Comissão de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro, Antônio de Souza Pereira Botafogo foi designado, pelo então governador Oliveira Botelho, a comandar a remodelação da cidade de Resende. Ele assumiu a administração do Município em 8 de maio de 1913, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 1914. Neste período, iniciou-se as primeiras medidas de organização administrativa e urbanística da cidade.

Segundo o presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino, no livro “constam fotos e verbetes bibliográficos com informações do período administrativo de cada um dos prefeitos que passaram pelo Executivo Municipal no período de 100 anos”. Ele destaca ainda que o material de pesquisa para elaboração e produção do livro comemorativo ao Centenário de Posse do Prefeito Botafogo e a Galeria dos Prefeitos foi obtido junto aos familiares das autoridades e ao Arquivo Histórico Municipal.

Para o prefeito José Rechuan (PP), tanto o lançamento do livro quanto a inauguração da Galeria dos Prefeitos representa a preservação da história político-administrativo do Município. Para Rechuan, esta é uma forma de fazer uma justa homenagem às pessoas que dedicaram parte de sua vida para a questão pública e contribuíram com sua liderança e gestão para fazer a Resende que vivenciamos hoje.

– Resende hoje cresce a passos largos. Vivem aqui hoje muitas pessoas de outros Municípios que vieram para cá trabalhar e construir sua vida. Entendo que as oportunidades da Resende de hoje tem muito a ver com a continuidade do trabalho destes gestores do passado. É uma forma de homenagear essas personalidades. Também são duas obras que tem um valor histórico de grande importância para as gerações futuras – afirmou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *