Empresária é baleada na tentativa da assalto em Resende
16 de dezembro de 2013
Ministério Público apresenta à Justiça alegações finais do caso João Felipe
18 de dezembro de 2013


Saae-VR inaugura série de melhorias

Abastecimento automotizado para caminhões pipa e sistemas de segurança na ETA Belmonte são entregues

O prefeito Antônio Francisco Neto e o presidente do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo Cezar de Souza, o PC, inauguraram nesta terça-feira (17), às 10h, o ponto de abastecimento de água Pedro Pereira da Silva, que vai abastecer de forma automatizada caminhões pipa da própria empresa pública, além de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e particulares, na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, em frente à ETA (estação de Tratamento de Água) Belmonte. O ponto de abastecimento homenageia um funcionário que trabalhou na empresa por cerca de 36 anos. Os familiares de Pedro Pereira compareceram ao evento.

O local tem espaço para o estacionamento de quatro caminhões pipa, para o abastecimento automatizado. O sistema é acionado exclusivamente por um funcionário do Saae-VR, que fica em uma guarita em frente ao ponto, acionando o sistema eletromecânico que permite o abastecimento sem necessidade do veículo entrar nas dependências da ETA ou de cruzar a avenida, que é de grande movimento, evitando acidentes.

Além do novo sistema, foram entregues também outros dois importantes investimentos do Saae-VR, que melhoram a segurança ambiental: um Sistema de Lavagem e Neutralização do Gás Cloro e o de utilização do Geocálcio, uma emulsão que substitui o uso de cal hidratada em pó, atendendo à uma recomendação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que garante a segurança das instalações e dos funcionários, minimizando ao máximo o impacto ambiental.

O prefeito Neto salientou que o Saae-VR, pelos investimentos que vem fazendo, conquistou o título de melhor empresa pública do setor no Estado do Rio e a quinta melhor do país, de acordo com pesquisas feitas por institutos especializados. Neto revelou ainda que muitas empresas desejavam comprar o Saae-VR por causa da sua eficiência, mas que essa operação não ocorrerá, pelo menos na gestão dele.

“O SAAE jamais será vendido porque é um patrimônio do município, da população de Volta Redonda. Parabéns pelos avanços, parabéns aos seus funcionários, ao PC, por essas conquistas que fizeram do Saae-VR o melhor do estado”, apontou.

O presidente do Saae-VR afirmou que os investimentos com a automatização de vários pontos de abastecimento e controle da empresa vão garantir a segurança da população, dos funcionários e instalações e fazem da empresa a primeira empresa pública que se modernizou, atendendo as normas da legislação ambiental. Paulo Cézar lembrou ainda do funcionário homenageado. “Ele tinha sempre um sorriso, uma energia positiva para todos que conviveram com ele, e se dedicou muito ao trabalho no Saae-VR. Nós o homenageamos com toda a justiça”, disse.

SEGURANÇA – De acordo com o gerente da ETA Belmonte, o engenheiro Patrick Kent, os investimentos entregues à população somam R$ 270 mil, e garantem a todo o complexo da ETA Belmonte segurança das operações de tratamento da água, além de eliminar o risco à saúde dos funcionários por vazamentos de gás cloro. Segundo explicou o gerente, no caso de um vazamento do gás, o sistema dispara um alerta e em 4 minutos todo o gás é recolhido e neutralizado com soda cáustica a 20%. Com a reação química é formado hipoclorito de sódio (água sanitária), produto estável que pode ser utilizado também no tratamento da água.

O superintendente regional do Inea em Volta Redonda, Miguel Arcanjo, ressaltou que está na região desde 1987, quando atuava na antiga Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), e que o Saae-VR sempre teve uma visão muito profissional, que coloca a empresa à frente no Estado do Rio em relação à qualidade ambiental e atendimento ao público.

“Mais uma vez o SAAE está à frente. Nestes 20 anos de atuação na região e no Estado, não vi nada igual o que está sendo inaugurado hoje. Eu quero agradecer a parceria com a prefeitura”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *