Acidente deixa motoqueiro ferido no Centro de Barra Mansa
17 de dezembro de 2013
Eletricista é preso suspeito de dirigir embriagado
19 de dezembro de 2013


Hemonúcleo faz apelo para doadores de sangue tipo O negativo

Festas de fim de ano levam à queda de doações de sangue em Barra Mansa

Com o fim de ano chegando, o número de doadores de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa diminui consideravelmente. De acordo com o coordenador do centro, Flávio Fagundes, a queda nesta época chega a 50%. A maior deficiência é de doadores do tipo O negativo. “Fazemos um apelo para que as pessoas deste tipo sanguíneo procurem o Hemonúcleo para doação. Nossa cidade está localizada num eixo bastante movimentado neste período do ano e temos que estar prontos para atender casos de emergência”, explicou Flávio.

Segundo ele, o estoque de sangue, por enquanto, é suficiente para suprir a demanda dos hospitais públicos da cidade. “As gavetas ainda estão com bolsas de sangue graças à mobilização da semana do doador, realizada em novembro. Mas reforço que a diminuição no comparecimento de doadores pode prejudicar o abastecimento”, informou o coordenador.

Além de abastecer o Hospital da Mulher, a UPA e a Santa Casa de Misericórdia, o Hemonúcleo de Barra Mansa atende, em casos emergenciais, hospitais de Valença, Vassouras e Barra do Piraí. Apesar da queda, alguns doadores se esforçam para ajudar a manter o estoque. O servidor público André Lacerda é um deles. “Doo sangue o ano todo e faço questão de sensibilizar meus amigos para procurarem o Hemonúcleo principalmente nesta época. Sei o quanto é importante ser solidário para ajudar a salvar vidas”, disse André.

Os requisitos básicos para aqueles que desejam doar sangue é estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; não estar de jejum; evitar bebidas e alimentos gordurosos por 12h antes da doação; ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis legais. A doação dura em média 15 minutos, e todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h. Telefone: (24) 3322-8430.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *