Jonas Marins recebe secretário Estadual do Ambiente
2 de junho de 2014
Banda de Concerto de Volta Redonda se apresenta no Cine 9 de Abril
4 de junho de 2014


Drum Lata, grupo do Projeto Música nas Escolas, agita o Dia do Meio Ambiente em Barra Mansa

O Dia do Meio Ambiente será comemorado em Barra Mansa com muita música. O Grupo Drum Lata, do Projeto Música nas Escolas, faz duas apresentações nesta  quinta-feira, dia 05 de junho, na Praça da Igreja Matriz, às 09h00 e às 17h00, dando ao evento de comemoração do Meio Ambiente um toque musical.

O Drum Lata foi escolhido para animar o Dia do Meio Ambiente justamente por sua preocupação ambiental. O grupo de percussão utiliza apenas instrumentos fabricados a partir de material reciclado. Latas, galões, cabos de vassoura, entre outros materiais, que poderiam ser considerados inúteis, são transformados em instrumentos de percussão produzindo uma sonoridade típica dos grupos de percussão afro brasileira.

Ao utilizar a reciclagem como meio de produção musical o Drum Lata  consegue trabalhar em seus alunos o respeito ao meio ambiente, com uma proposta que vai além da formação musical, por desenvolver um trabalho também voltado para o respeito ao meio ambiente.

Esta união de formação musical com ensino de respeito ao meio ambiente acaba modificando o comportamento dos alunos envolvidos, resgatando sua cidadania. Professores, diretores e familiares destes alunos-músicos são testemunhas desta mudança promovida pelo envolvimento  no grupo. Nas apresentações do Dia do Meio Ambiente o grupo estará formado com seus alunos da Escola Municipal Rialto,  entre 09 e 16 anos de idade.

O Drum Lata é um dos grupos do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

� J e Пz X�} taria de Estado de Habitação para verificar os procedimentos adotados para a construção de casas para os moradores da comunidade.

 

Ainda na audiência, os representantes do Parque Nacional de Itatiaia/ICMBio e do Instituto Estadual do Ambiente devem discutir a importância ambiental da área e deveres da comunidade para a proteção do meio ambiente. A SPU/RJ vai debater sobre o que é regularização fundiária e o estado atual do processo de cessão do imóvel. Já a polícia militar vai tratar os aspectos relativos à segurança da comunidade.

Também foram convidados para a audiência representantes da Associação de Moradores da Comunidade Nova Conquista, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, da gerência de desenvolvimento urbano e rural da Caixa Econômica Federal, da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, da secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-RJ), das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Habitação do Rio de Janeiro, da prefeitura de Itatiaia e das secretarias municipais de Itatiaia de Obras, de Ordem Pública, de Planejamento, de Meio Ambiente, de Assistência Social, de Educação e Saúde.

A audiência pública será no dia 4 de junho, às 14h, na sede da Associação de Moradores do Bairro Campo Alegre, na Avenida Napoleão Duarte, 245 – Campo Alegre, Itatiaia – RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *