Rebelião seguida de fuga no Degase mobiliza várias viaturas da Polícia Militar
17 de julho de 2014
Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros Novaes Foi entregue na quinta-feira
19 de julho de 2014


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Fafá de Belém prestam homenagem ao centenário de Dorival Caymmi

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se une à cantora Fafá de Belém para homenagear o centenário de Dorival Caymmi, em três apresentações, durante o Festival Vale do Café. A baianidade de Caymmi, a força de Fafá e a versatilidade da OSBM se misturam para um espetáculo único que percorrerá Barra Mansa, Resende e Piraí.

O primeiro concerto acontece na terça-feira, dia 22 de julho, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Em seguida, na quarta-feira, dia 23 de julho, Resende recebe o espetáculo no Teatro da AMAN. Para finalizar a pequena temporada, no dia 25 de julho, sexta-feira, o concerto acontece no Parque de Sant´Anna, em Piraí. As apresentações nas três localidades começam às 20 horas e tem entrada gratuita.

Este é o quinto ano consecutivo que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta no Festival Vale do Café acompanhada de um grande nome da música brasileira e reverenciando nosso extenso repertório. Em 2010, a primeira apresentação foi com Leo Gandelman; em 2011, a OSBM se apresentou com Ivan Lins; em 2012 foi a vez de Elba Ramalho e em 2013 a Orquestra foi acompanhada de João Bosco.

O repertório do concerto está recheado de sucessos de Caymmi, mas também de Fafá de Belém. “Nuvem de Lágrimas”  e “Vermelho”, grandes sucessos na voz da cantora estão no repertório. Para representar o vasto repertório de Caymmi foram selecionados alguns clássicos como “Maracangalha”, “Sábado em Copacabana” e “Suíte dos Pescadores”, entre outros. A música “Peguei o Ita no Norte”, que fala de um paraense que deixa Belém do Pará e vai para o Rio, assim como Fafá de Belém, e que já foi gravada pela cantora, também não ficou de fora.

Para finalizar, a Orquestra ainda presta homenagem a outro centenário importante comemorado este ano, o do Maestro César Guerra Peixe, um dos mais importantes maestros e compositores da música brasileira. A OSBM interpreta em sua homenagem a obra “Mourão”.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Concertos da OSBM com a cantora Fafá de Belém

Data: 22 de julho (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Parque da Cidade – Barra Mansa

Data: 23 de julho (quarta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro da AMAN – Resende

Data: 25 de julho (sexta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Praça de Sant´Anna – Piraí

Programa:

Só Louco

Vermelho

Nuvem de Lágrima

Maracangalha

Peguei o Ita no Norte

Suíte dos Pescadores

Sábado em Copacabana

Marina

Foi Assim

Coração de Estudante

Mourão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *