Trabalhadores retiram alvarás do processo da Laminação da CSN
14 de agosto de 2014
GMVR impede briga na porta de escola
16 de agosto de 2014


OSBM e violoncelistas internacionais se unem na Igreja Matriz de São Sebastião

O Concerto faz parte das comemorações dos 20 anos do Rio Internacional Cello Encounter, principal festival de violoncelos do país

A suavidade do violoncelo encontra a grandiosidade da OSBM para realizar um concerto envolvente e emocionante na terça-feira, dia 19 de agosto, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, RJ. O concerto começa às 20 horas e faz parte da programação do Rio Internacional Cello Encounter, festival de música internacional, que completa 20 anos. Como todas as apresentações tanto do Rio Cello quanto da OSBM na Igreja Matriz, o concerto também tem entrada franca.

Sob a regência do maestro Nilton Soares, maestro auxiliar da OSBM, e de Eugene Friesen, maestro e violoncelista americano, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe o violoncelista finlandês Martti Rousi. Os violoncelistas junto à Orquestra interpretam obras clássicas de Camargo Guarnieri, Dvorak e Schumann, além de obras de um dos convidados da noite, Eugene Friesen, que também se destaca no cenário internacional como compositor. A noite é uma oportunidade única de se assistir a um concerto destes nomes importantes da música clássica, interpretados com maestria pela Orquestra e seus convidados.

O concerto faz parte da temporada oficial da OSBM e da programação em comemoração aos 20 anos do Rio Internacional Cello Encounter. O Festival que acontece anualmente no Rio foi o primeiro evento a convidar a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa para se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2007. Ainda com dois anos de existência, o primeiro concerto no Rio Cello foi uma das grandes oportunidades da Orquestra demonstrar sua qualidade técnica, impressionando a todos. Desde então, a Orquestra participa do Rio Cello em apresentações no Rio de Janeiro, totalmente gratuitas. Este ano, o festival inovou e trouxe a apresentação para o coração da Orquestra, a cidade de Barra Mansa.

Após uma pequena turnê com a cantora Fafá de Belém, durante o Festival Vale do Café, em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, a Orquestra se apresenta agora interpretando grandes obras da música clássica, demonstrando, mais uma vez, sua versatilidade. Este ano a Orquestra possui, ainda, uma extensa agenda de apresentações, que ressaltam esta característica da OSBM, incluindo  concertos com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por alunos, professores e monitores que atuam no Projeto Música nas Escolas, compartilhando seu conhecimento e formando novos músicos. A OSBM tem uma formação jovem, mas de alto padrão técnico, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada, bem como de músicos internacionais renomados. Seus concertos são um grande sucesso de público e crítica, com cada vez mais pessoas os assistindo.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a Orquestra faz parte, teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.          Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

20 anos de Rio Internacional Cello Encounter

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Nilton Soares, regente

Eugene Friesen, regente e solista violoncelista

Martti Rousi, solista violoncelista

Data: 19 de agosto (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  – Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ

Programa:

Mozart CAMARGO GUARNIERI

Três Danças para Orquestra

Eugene FRIESEN

Obra a anunciar

Robert SCHUMANN

Abertura Manfredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *