Coronel Mendes é transferido para 1º CPA da Polícia Militar
16 de setembro de 2014
Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa inicia Programa de Educação Sanitária
18 de setembro de 2014


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto emocionante na Igreja Matriz

A Orquestra se apresentou com a pianista Lícia Lucas, que se declarou fã número um da OSBM

Igreja lotada. Público atento. Orquestra concentrada. Pianista experiente. Repertório empolgante. Estes foram os ingredientes do concerto perfeito que aconteceu na Igreja da Matriz, na última terça-feira, 16. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebeu a pianista Lícia Lucas para juntos realizarem um concerto que emocionou e empolgou: o “Concerto da Independência”, que homenageou o orgulho de ser brasileiro.

O concerto teve início com a ópera O Guarani, de Carlos Gomes. A obra que impressiona por sua força foi executada de forma brilhante pela OSBM, levando a plateia a aplaudir de pé os músicos.

Depois desta apresentação vibrante, a Orquestra recebeu a solista convidada da noite. Lícia Lucas começou apresentando uma obra de seu repertório, emocionando a plateia com sua delicadeza ao tocar o piano.

Sob a regência do Maestro Vantoil de Souza, a Orquestra junto à pianista executou a obra Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Gottschalk. Neste momento do concerto o público pode apreciar o hino nacional de uma maneira distinta, envolvente e emocionante. O público, mais uma vez, aplaudiu de pé Orquestra e pianista.

Para encerrar a grande noite a Orquestra executou Choros nº 6 , de Villa Lobos, o grande compositor brasileiro. A obra possui diversas nuances musicais, que alternam momentos de calmaria e intensidade. Lícia, que já não estava amis sob o comando do piano, fez questão de assistir à bela apresentação da Orquestra.

Ao final do concerto Lícia Lucas se disse encantada com o trabalho da Orquestra:

“Já toquei com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa outras duas vezes, mas esta foi a primeira vez que toquei sob a regência do Maestro Vantuil de Souza, a quem admiro muito. Posso dizer que sou a fã número um da Orquestra, que faz um trabalho excepcional. Sou fã da Orquestra, do Projeto, da cidade.” Afirmou Lícia, ainda emocionada com o concerto

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Mensalmente a Orquestra promove um concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, realizando, assim, sua temporada oficial. Além da temporada oficial, a OSBM realiza concertos em todo o país, participando de festivais de música, acompanhando ballets internacionais.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins, e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *