Policiais prendem três suspeitos com arma e drogas na Vila Coringa
19 de outubro de 2014
Deco visita Barra Mansa FC
21 de outubro de 2014


Saae BM elabora cartilha sobre coleta de lixo

O Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) começou a elaborar uma cartilha com orientações sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e do material reciclável para coleta. A ideia de montar o documento surgiu numa reunião entre o diretor executivo do Saae BM, Horácio Guimarães Delgado, e supermercadistas do município. Intermediado pelo Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, o encontro teve como objetivo discutir a questão da coleta e destinação de resíduos sólidos nos supermercados.

De acordo com a Lei Municipal 3276, de 2002, os grandes geradores que produzem acima de 100 litros ou 20 kg de resíduos sólidos por dia, são responsáveis em dar a destinação final dos resíduos sólidos. No entanto, essa lei ainda não foi completamente colocada em prática. “Como temos que implementar nosso Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos até o final deste ano, notificamos os estabelecimentos para o enquadramento à Lei Municipal. Nosso intuito não é punir ou multar, mas sim buscar um entendimento para que juntos possamos criar marcos regulatórios municipais com vistas a atender ao Plano Nacional”, explicou Horácio.

Segundo o diretor executivo do Saae BM, o primeiro passo é justamente a elaboração dessa cartilha, que será distribuída aos grandes geradores, entre eles os supermercadistas, e comerciantes do município. “Hoje, os resíduos não estão sendo dispostos da forma correta por falta de informação. Por isso, decidimos fazer uma cartilha explicando como deve ser feito o acondicionamento. Melhorando a disposição do lixo, teremos uma melhoria na eficiência da coleta”, frisou.

Horácio informou que, além do Sicomércio, a cartilha contará com o apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril) de Barra Mansa. “O apoio dessas entidades é muito importante para termos sucesso na implementação desta nova fase da coleta de resíduos sólidos e de materiais recicláveis no município. Todas as ações que envolvem a logística reversa, não dependem só do poder público, mas da participação de todos”, destacou.

Para o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez, que está representando o sindicato nas reuniões, essa cartilha será muito importante para esclarecer como deve ser feita a disposição corretamente. “O objetivo da diretoria do Sicomércio é colaborar com a divulgação dessas orientações junto aos nossos associados”, comentou.

O diretor executivo do Saae BM informou que a intenção é também distribuir essa cartilha à população, já que a maioria das pessoas também não dispõe os resíduos sólidos e material reciclável da forma correta. “Mais de 80% de todo lixo coletado é disposto de forma errada. Além de acondicionar o material em sacos frágeis (de supermercado), muitas pessoas colocam produtos líquidos dentro do lixo e dispõe os resíduos sobre a calçada, ao alcance de animais. Quando o gari passa, o material já está todo revirado e a rua suja”, explicou, acrescentando que outro erro comum é em relação ao horário: “O munícipe coloca o lixo para a coleta na parte da manhã, enquanto o caminhão só passa à noite ou no outro dia. O correto é colocar mais próximo do horário e da data da coleta”, concluiu Horácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *