Polícia apreende jovens suspeitos de tráfico no Belo Horizonte
20 de outubro de 2014
Polícia aprende mais de 1 mil pedras de crack em Resende
22 de outubro de 2014


Prefeitura intensifica passagem de carro fumacê pelos bairros

Dois veículos com termonebulizadores se dividem na tarefa de percorrer ruas borrifando inseticida

A Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa está intensificando a passagem do carro fumacê nos bairros da cidade para combater pernilongos. Dois veículos com termonebulizadores se dividem na tarefa de percorrer as ruas borrifando inseticida. O trabalho começa sempre no final da tarde até a noite, período em que a fêmea levanta voo para procurar alimento.

“A fêmea é responsável pela picada dolorida e pelo barulho que tanto nos incomoda. Ela precisa de sangue para se reproduzir e sai sempre à noite para buscar alimento. O inseticida é aplicado em névoa e mata os pernilongos adultos”, explicou Igo de Freitas Gonçalves, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental.

Segundo ele, não é comum a proliferação de pernilongos nesta época do ano uma vez que esses insetos precisam de água para se proliferar. “Os rios e córregos estão com nível baixo e isso facilita a formação de bolsões de água parada. Acreditamos que os pernilongos estão se aproveitando desses bolsões para se reproduzir”, comentou Igo, completando: “A abrangência do voo dos pernilongos pode chegar até dois quilômetros e meio. Isso justifica a infestação do mosquito em diversos bairros, dependendo de onde esteja seu criadouro”.

Ele orienta que os moradores deixem portas e janelas das residências fechadas durante a passagem do carro fumacê. “Dessa forma os mosquitos não conseguem entrar nos imóveis para buscar abrigo”, esclareceu Igo. O inseticida aplicado combate apenas os pernilongos do gênero Culex, não causando danos a outros animais como borboletas e passarinhos. “Vale ressaltar também que não podemos circular com o carro fumacê no mesmo bairro por várias vezes seguidas, pois dessa forma o inseto cria resistência ao inseticida”, explicou o coordenador.

Prevenção – Para prevenir a proliferação de pernilongos, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental orienta que os moradores mantenham os quintais limpos e evitem água parada. Outras medidas para combater o mosquito são o inseticida elétrico, o plantio de citronela e a aplicação de telas nas janelas e portas dos imóveis. Os inseticidas devem ser aplicados sempre no período da noite.

As solicitações para o serviço de carro de fumacê podem ser feitas por meio do telefone da Ouvidoria da secretaria municipal de Saúde: (24) 3322-9192 ramal 235 ou no email vigsaudeambiental@outlook.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *