Polícia apreende jovens suspeitos de tráfico no Belo Horizonte
20 de outubro de 2014
Polícia aprende mais de 1 mil pedras de crack em Resende
22 de outubro de 2014


Primeiro socorros: equipe de abordagem social recebe capacitação

A equipe do serviço especializado de abordagem social da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa participou nesta segunda-feira, dia 20, no Parque de Saudade, de uma capacitação sobre primeiros socorros. Ministrado pelo coordenador de urgência e emergência da secretaria municipal de Saúde, Wesley Pinto da Silva, o curso abordou o atendimento a indivíduos em situação de vulnerabilidade social em casos emergenciais.

“A equipe está na rua todos os dias e é muito comum nos deparamos com pessoas que estão com a saúde fragilizada e passam mal na hora da abordagem. O foco desse treinamento é instruir os profissionais de como deve ser a conduta de atendimento: quem e como acionar, e como prestar os primeiros socorros”, explicou Thiara Correa, gerente de proteção especial da secretaria.

Os profissionais receberam noções de como proceder em casos de convulsão, obstrução das vias aéreas e parada cardiorrespiratória. “Também orientamos a equipe a estabilizar o paciente até a chegada do socorro especializado. Esse primeiro atendimento é muito importante, pois evita lesões adicionais”, informou Wesley. Além de esclarecer dúvidas, ele orientou a equipe sobre como funciona o fluxo de atendimento a emergências e urgências e quais informações são necessárias levantar antes de acionar o serviço de resgate. A segunda parte do curso, que tem carga horária de 24 horas, acontece no dia 03 de novembro.

Serviço de abordagem social – A equipe de abordagem social está ligada ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e é composta por profissionais das áreas de psicologia, serviço social e educadores. O serviço é ofertado de forma continuada e programada por todo o município, inclusive nos distritos, com a finalidade de identificar as pessoas em vulnerabilidade social.

“Identificamos pessoas em situação de rua ou que estejam em risco pessoal e social por violação de direitos como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso abusivo de crack e outras drogas e fazemos o encaminhamento para rede socioassistencial”, explicou Bárbara Sant’Ana, coordenadora do serviço de abordagem.

Segundo ela, a capacitação da equipe é importante para melhorar a abordagem aos usuários do serviço. “Com profissionais com melhor preparo, conseguimos resultados mais positivos durante o trabalho de abordagem e encaminhamento”, garantiu Bárbara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *