Sebrae, CDL Barra Mansa e CDL Jovem encerram com chave de ouro o Programa ?Pense Diferente?.
21 de outubro de 2014
P2 prende homem suspeito de homicídios em Volta Redonda
23 de outubro de 2014


Atividades educativas marcam Outubro Rosa em Volta Redonda

A Secretaria de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (dia 23) mais uma etapa de atividades educativas da Campanha Outubro Rosa. Logo pela manhã, das 8h às 13h, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, profissionais da saúde participam da distribuição de folders informativos. O objetivo da ação é alertar as mulheres para a prevenção do câncer de mama e ginecológico, além de orientá-las quanto às unidades de saúde que já estão ofertando os exames de preventivos e mamografias, capazes de promover o diagnóstico precoce dessas doenças.

Ainda nesta quinta-feira, a partir das 14h, acontece palestra no auditório da Viação Sul Fluminense, para as profissionais da empresa. Ministrada pela enfermeira da Policlínica da Mulher, Fernanda Souza Almeida, a palestra vai abordar a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico e de mama. Pouco depois haverá um workshop com a jornalista Ilner Lessa Martinez que, após ser diagnosticada com câncer, escreveu um livro sobre as dificuldades para enfrentar a doença. As ações deste dia acontecem através de ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Ação Comunitária, Viação Sul Fluminense e SEST/SENAT.

MULHER, É TEMPO DE SE CUIDAR –  Esse é o tema da Campanha de Prevenção ao Câncer Ginecológico e de Mama, promovida pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, que marca a adesão do município ao Outubro Rosa. A campanha será intensificada a partir do dia 28 de outubro, com término no dia 4 de novembro.

Neste período todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF) e a Policlínica da Mulher, no Aterrado, estarão oferecendo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, os exames preventivos para as mulheres entre 25 a 65 anos, e de mamografia para aquelas com 40 anos ou mais. A meta é atingir cinco mil exames preventivos e três mil mamografias.

Para atender um número ainda maior de mulheres, em especial aquelas que trabalham durante a semana e não conseguem horários para a realização dos exames, no sábado (dia 1º de novembro), todas as Unidades de Saúde e a Policlínica da Mulher estarão abertas, das 8 às 17 horas.  “Essas doenças, se detectadas na sua fase inicial, têm prognóstico de até 100% de cura”, informou a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, a médica Juliana Monteiro, ressaltando a importância da adesão das mulheres à campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *