Sebrae, CDL Barra Mansa e CDL Jovem encerram com chave de ouro o Programa ?Pense Diferente?.
21 de outubro de 2014
P2 prende homem suspeito de homicídios em Volta Redonda
23 de outubro de 2014


Guarda Ambiental de Barra Mansa ganha novos equipamentos

Investimento na compra dos materiais e reforma de veículos foi feito com recursos do Funcam

A defesa do meio ambiente ganhou novos aliados nesta quarta-feira, dia 22, em Barra Mansa. O prefeito Jonas Marins e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mário Banco, apresentaram o novo aparelhamento da Guarda Ambiental. Com recursos do Funcam (Fundo de Conservação Ambiental), foram adquiridos materiais para captura de animais (pinção, pulçar, cambão, luvas e lanternas), armamento e novos uniformes para os guardas. Também foram reformados dois veículos doados pelo Ibama/ICMBio e o barco usado pelos guardas. Ao todo, o investimento no novo aparelhamento chegou a aproximadamente R$ 41 mil.

“Os guardas ambientais são responsáveis pela fiscalização dos passivos ambientais e pela proteção da fauna e da flora. Além de atender denúncias, eles fazem fiscalizações rotineiras, circulando por áreas de proteção ambiental e todos os bairros. De fevereiro até agora, foram 846 atendimentos no município. Temos certeza que os novos equipamentos vão somar ao trabalho dos guardas e trazer mais efetividade nas ações”, frisou Mário Branco.

O prefeito destacou que a defesa do meio ambiente tem sido uma das prioridades de seu governo. “Em parceria com a Oscip Piratingaúna, georeferenciamos 102 nascentes de água no distrito de Santa Rita de Cássia. Já plantamos 15 mil mudas no entorno dessas nascentes e até o final do meu mandato, serão 45 mil mudas. Além disso, estamos cuidando do esgoto, com a construção de duas estações de tratamento. A ETE Ano Bom está em fase final de construção e a obra da ETE Saint Gobain será a maior da região Médio Paraíba em capacidade de tratamento”, lembrou o prefeito.

Jonas agradeceu os guardas ambientais pelos serviços prestados e convocou a população a colaborar com o trabalho deles. “Barra Mansa tem um território extenso e é impossível estar onipresente nos bairros. Por isso peço aos moradores que denunciem crimes ambientais. A responsabilidade de zelar pelo meio ambiente não só do poder público, mas também de todo cidadão” concluiu.

Homenagem aos bombeiros – Antes da apresentação do novo aparelhamento da Guarda Ambiental, o pátio do centro administrativo foi palco de uma apresentação de 20 bombeiros do 7º Grupamento. Em setembro, eles sagraram-se bicampeões na modalidade Ordem Unida, disputada durante as Provas Profissionais dos Bombeiros, no Rio de Janeiro. As “Olimpíadas dos Bombeiros” reuniram 39 quartéis do estado.

Orientados pelo tenente Douglas Cunha, os bombeiros apresentaram movimentos militares e foram muito aplaudidos pelo público. Em seguida, o major Luiz Eduardo, subcomandante do grupamento, recebeu das mãos do vereador Luiz Furlani uma moção de congratulações da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *