Homem é preso suspeito de abusar da sobrinha no Santo Agostinho
30 de outubro de 2014
2ª etapa da Campanha de Prevenção ao Câncer Ginecológico e de Mama
1 de novembro de 2014


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa celebra a música brasileira em concerto na Matriz

O concerto de novembro da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa está totalmente nacionalista. O programa é composto de obras de Nepomuceno e Guerra Peixe, compositores que incluíram a brasilidade na música clássica. O concerto acontece na terça-feira, 04 de novembro, às 20 h, na Igreja Matriz, com entrada gratuita.

César Guerra Peixe, mesmo nascido em Petrópolis, possui uma vertente nordestina, que passou para suas músicas. O compositor incluiu ritmos como maracatu, xango, frevo, em composições de músicas eruditas. No concerto da OSBM será executada Mourão, que representa bem esta mistura de ritmos, e “Petrópolis da Minha Infância”, que remete à infância do compositor.

O compositor Nepomuceno foi o responsável por apresentar em 1895 o primeiro concerto com canções totalmente em português, deflagrando um movimento para a nacionalização das canções eruditas no país. Sua obra “Série Brasileira”, que reúne quatro de suas composições, será interpretada pela Orquestra na noite de terça-feira.

 A Orquestra recebe nessa noite tão brasileira o violista Jadenir Lacorte e o maestro Ernani Aguiar. Jadenir tem vasta experiência internacional, atuando em grupos de câmara e orquestras da Alemanha, Holanda, França, Japão, Israel, entre outros países.

Além de maestro, Ernani Aguiar, atua como compositor e pesquisador, se aprofundando na música produzida no Brasil no período colonial. Como maestro procura repertórios desconhecidos, sendo o responsável por centenas de primeiras audições no país. Atualmente leciona na Escola de Música da UFRJ e no Instituto Villa Lobos, da UERJ.

Durante o mês de novembro, a Orquestra possui um vasto calendário de apresentações que se inicia com este concerto. Entre 13 e 23 de novembro, a Orquestra acompanha o Balet Kirov em sua temporada no Brasil, com apresentações no Teatro Alfa, em São Paulo, e no Theatro Municipal, do Rio de Janeiro. No último sábado do mês, 29, a Orquestra realiza a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos grupos do Projeto Música nas Escolas, que  teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. 

Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Serviço:

Viva Nepomuceno e Guerra Peixe

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Ernani Aguiar, regente

Jadenir Lacorte, viola

Data: 04 de novembro (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  – Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ

Programa:

Petrópolis da minha infância

César Guerra Peixe

Série Brasileira

Alberto Nepomuceno

Mourão

César Guerra Peixe 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *