Obra de abastecimento do Saae-VR fica pronta no fim de fevereiro
13 de janeiro de 2015
Policiais apreendem mercadorias falsificadas em Piraí
15 de janeiro de 2015


Grupo adquire rádios Sul Fluminense AM/FM

As duas mais tradicionais emissoras de rádio do interior do estado do Rio estão trocando de mãos. Um grupo de investidores finalizou no início da noite desta quarta-feira a compra das rádios Sul Fluminense AM e FM, até agora pertencente ao empresário Féres Nader.

Entre os sócios está o radialista Dário de Paula, que será o administrador das duas emissoras, cujos estúdios estão localizados na Avenida Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa. Atualmente apresentando seu programa na Rádio Sintonia do Vale FM, coincidentemente outra emissora que pertenceu ao Sistema Sul Fluminense de Comunicação e foi vendida por Feres à Cúria Diocesana em 2012, Dário cumprirá o contrato até o final de fevereiro próximo, quando então seu programa passará a ser transmitido pela Sul Fluminense FM e retransmitido pela AM.

– É a realização de um sonho. Fui convidado por um grupo de investidores e sou um dos sócios, ficando encarregado da administração das rádios – disse o radialista ao FOCO REGIONAL agora à noite, quando informou que o documento de compra e venda será assinado na próxima sexta-feira.

O valor do negócio não foi revelado. Há dois anos, a então Rádio Califórnia foi negociada por Feres com a Cúria pelo valor de R$ 3 milhões, segundo ele, R$ 1 milhão à menos do que o canal valia à época. Feres alegou ter aceitado vender a rádio a pedido de sua mulher, Eni (já falecida), que era “muito católica”.

Dário já comunicou extraoficialmente à direção da Sintonia do Vale a mudança,  mas não descarta que seu programa continue sendo retransmitido pela emissora sediada no distrito da Califórnia, em Barra do Piraí: “É tudo uma questão de negociação, se houver o interesse por parte deles”.

Desde que as conversas com Feres começaram, há cerca de dois meses, o radialista tinha tanta confiança no êxito da compra que já vem planejando mudanças para as duas emissoras. Antecipou que vai propor ao colega Uiara Araújo, apresentador da Sul Fluminense AM no mesmo horário em que ele (6 às 9 horas), ocupar a faixa de 9 às 12 horas.

– Trata-se de um grande comunicador, espero dar a ele a mesma estrutura de que disponho no meu programa – antecipou Dário.

Os investidores querem que tanto a AM quanto a FM tenham mais informação. Ele disse que gostaria de contar com o editor do FOCO REGIONAL, Fernando Pedrosa, um dos produtores de seu programa, para dirigir o jornalismo. “É um profissional gabaritado e dedicado. É preciso ver se há como conciliar a rádio com o jornal”, afirmou.

A intenção dos compradores é modernizar as duas rádios, que não mudarão de nome e, pelo menos durante 18 meses, continuarão funcionando no atual endereço. Especificamente sobre a Sul Fluminense FM (96. MHz), Dário antecipou que o desejo é que ele seja mais informativa, “mas sem abandonar o seu público, continuando a transmitir músicas de qualidade”.

– A 96, porém, não pode ser só uma rádio musical, precisa se comunicar mais com a comunidade – frisou.

A rádio AM (1.390 JHz), disse ele, também vai ser modernizada, mantendo, no entanto, o padrão mais popular. “Vai ter mais ênfase no jornalismo, mesmo quando migrar para o FM”, explicou o radialista, mencionando a autorização recentemente dada pelo governo (detentor das concessões de rádio e TV) para que as emissoras que operam em amplitude modulada passem a transmitir em frequência modulada, com muito mais qualidade no som.

Desmembramento – Com a venda das emissoras, o Sistema Sul Fluminense de Comunicação permanece com duas rádios, a Sociedade FM, em Barra Mansa, e a Cidade do Aço FM. Até o início da década passada, Féres Nader se constituiu no proprietário do maior conglomerado de comunicação do interior do estado do Rio.

 A primeira emissora vendida por ele foi uma rádio FM em Vassouras. Em 2003, surpreendendo o mercado, ele se desfez da TV Sul Fluminense, então afiliada à Rede Bandeirantes. A emissora foi o primeiro canal de televisão no interior do estado do Rio. Hoje, o canal integra o Grupo Bandeirantes, de São Paulo.

EXPERIÊNCIA  – Dário de Paula, de 67 anos, começou sua carreira no rádio ainda adolescente, aos 14 anos, na Rádio Siderúrgica Nacional, então pertencente à CSN. Atuou pela Sul Fluminense AM, mais como publicitário, no final da década de 1970. Em 1982, passou a integrar a equipe da Rádio Nacional de Volta Redonda (Radiobras), que substituiu a Rádio Siderúrgica.

Narrador esportivo, ele se transferiu em 1985 para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, sendo contratado no ano seguinte pela Rádio Tupi, onde ficou até abril de 1990. Naquele ano,veio para Volta Redonda onde criou o programa que leva seu nome na também extinta Rádio Stereo Sul (sucessora da Nacional). Depois, foi para a Rádio 88 FM, onde ficou até 2013, quando então o Programa Dário de Paula mudou para a Sintonia do Vale. Foco Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *