Policia apreende suspeitos de tráfico no São Sebastião
2 de março de 2015
TCE-RJ condena secretária de Cultura de Volta Redonda
4 de março de 2015


´Fisioterapeuta na Escola´ é lançado em Barra Mansa

Durante evento, prefeito Jonas Marins anunciou construção de uma nova escola

O Colégio Municipal Prefeito Marcelo Drable, no bairro Ano Bom, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 03, o lançamento do programa ´Fisioterapeuta na Escola´. Realizado pela secretaria municipal de Saúde, em parceria com o curso de Fisioterapia do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), o programa vai atender estudantes de duas unidades escolares com faixa etária entre seis e 12 anos. Eles passarão por avaliação especializada visando diagnosticar, precocemente, problemas posturais.

De acordo com a fisioterapeuta do UBM, Juliana Miranda, é bastante comum nesta idade as crianças e jovens apresentarem problemas de desvio postural. “A escoliose é uma das doenças que mais afeta nossos jovens em função da mochila com excesso de peso, má postura, diferença entre os membros e má formação congênita. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 80% das crianças e adolescentes apresentam  desvio postural”, esclareceu Juliana.

Os alunos que apresentarem escoliose serão encaminhados para a clínica-escola do UBM para o tratamento adequado. Aqueles que tiverem cifose receberão atendimento em grupo de RPG (Reeducação Postural Global), na própria escola. Ainda segundo Juliana, o programa também será desenvolvido na Escola Municipal Moacyr Arthur Chiesse, no bairro Cotiara. “Temos 12 universitários envolvidos diretamente na proposta e o trabalho será desenvolvido durante seis meses, sempre nas tardes de segundas e quintas-feiras”.

Durante o lançamento, o prefeito Jonas Marins falou sobre a importância do programa ´Médico na Escola´, que tem proporcionado aos alunos a realização de ações voltadas à saúde preventiva, como exames de hemograma e testes de acuidade visual.

“Estamos felizes de trazer para os estudantes do Marcelo Drable um projeto tão importante como esse. Mas estamos muito mais satisfeitos e emocionados em anunciar, neste momento, a construção de uma nova escola Marcelo Drable. Vocês merecem e vão ganhar um colégio moderno, com acessibilidade, que será construído no antigo terreno do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), no Ano Bom, junto com uma creche. Este imóvel atual do colégio foi construído há 46 anos e já não atende as demandas da comunidade escolar. E tem mais: nos próximos dias serão enviados à escola os kits de uniforme, com agasalho de moleton”, detalhou o Jonas, ressaltando ainda a importância da implantação de uma política de melhoria salarial do magistério.

A diretora da unidade escolar, Valéria Negrão, comemorou a implantação do programa e a notícia da nova escola. “Essas ações vão complementar o atendimento aos nossos alunos. Cada vez mais estamos oferecendo qualidade na aprendizagem”, destacou.

Acompanharam a cerimônia de lançamento os vereadores Vicente de Paula Júnior, o Pissula; Cláudio Cruz, o Baianinho; e Pedro Lopes, o Pedrinho; além dos secretários municipais de Juventude, Esporte e Lazer,  Christiano Vieira; de Assistência Social, Maria José Cézar; de Educação, Lusia Melchiades, e a representante da secretaria de Saúde, Roberta Conde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *