Três homens são mortos a tiros em Porto Real
17 de outubro de 2015
Acidente deixa um morto na Avenida Nossa Senhora do Amparo
19 de outubro de 2015


Hospital da Mulher abre as portas para atividades do Outubro Rosa

Mulheres puderam realizar exames preventivos e saíram com mamografia agendada

O sábado, dia 17, foi destinada às atividades da campanha ‘Outubro Rosa’, no Hospital da Mulher, em Barra Mansa. Esta foi a primeira vez que o hospital realiza o evento e atendeu, aproximadamente, 200 mulheres. Até o meio dia, as mulheres que foram ao hospital realizaram o exame Papanicolau, o preventivo, e agendaram a mamografia. O resultado do exame sai em um mês. Além dos exames, as mulheres contaram com corte de cabelo e serviços de manicure.

O prefeito Jonas Marins, idealizador do evento no Hospital da Mulher, fez questão fazer uma visita. “Sempre via atividades na Praça da Matriz e acho que é importante, porque dá visibilidade à campanha, mas era necessário que houvesse um dia do mês destinado à realização de exames aqui, no Hospital da Mulher, que é a casa da mulher”, disse Jonas, informando ainda que o município possuía 400 vagas mensais para mamografia e que a cota foi elevada para 900.

 “A nossa cota não era suficiente para suprir a demanda. Com muita dificuldade, pois estamos com repasses estaduais para a Saúde extremamente atrasados, adquirimos mais cotas para exames mensais. Elevamos de 400 para 900 exames, por mês. Este é um exame importante para a saúde da mulher e não podemos deixar de ofertar, no entanto, o município não possui mamógrafo, temos que terceirizar o serviço. Meu objetivo é construir um Centro de Imagens, para ofertar à população mamografia, ultrassonografia e tudo que estiver correlacionado”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Almeida Viana, comentou que o evento serve ainda para que as mulheres possam conhecer melhor o hospital. “Principalmente, as gestantes. É importante que as mulheres conheçam o hospital, saibam sobre o parto humanizado e um evento como este, deixa o hospital em pleno sábado, de portas abertas para isso”, acrescentou.

A dona de casa, de 55 anos, Maria da Penha Carvalho dos Santos gostou da novidade. “Ouvi na rádio que teria esse sábado destinado ao Outubro Rosa. Eu ficava pensando que só em cidades vizinhas teria isso, mas estou encantada por ter aqui em Barra Mansa. Já saio daqui com a mamografia marcada. Fui muito bem atendida, tomei café da manhã aqui e estou me sentindo bem cuidada. Isso não tem preço”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *