GMVR recolhe mais de 50 pneus abandonados
20 de outubro de 2015
Mulher sofre sequestro relâmpago em Resende
22 de outubro de 2015


Secretaria de Saúde de Barra Mansa se prepara para o verão

Na estação mais quente do ano aumenta o número de casos de dengue

De olho na prevenção e combate à dengue e à febre chikungunya, a secretaria de Saúde de Barra Mansa está se preparando para enfrentar a estação mais quente do ano. No verão, período de chuvas mais intensas, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite as duas doenças. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Viana, Barra Mansa saiu na frente e antecipou os trabalhos de enfrentamento à dengue e à febre chikungunya.

Desde agosto, a secretaria de Saúde está realizando encontros com membros de associações de moradores, representantes de igrejas e de entidades sociais. O objetivo é incentivar a população a participar das ações de combate à dengue. “Esse trabalho não é só obrigação da secretaria de Saúde. É um dever de todos. Por isso, desde agosto estamos fazendo encontros nos bairros e nos distritos para mobilizar a população. Os agentes de saúde, enfermeiros e médicos também estão participando de palestras e capacitações sobre as doenças. O trabalho não parou e, agora, estamos realizando uma mobilização ainda maior na cidade”, disse.

Luiz Antônio informou que nos dias 03 e 04 de novembro, os agentes de combate à dengue, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde estarão participando de mais uma capacitação sobre as doenças, no Rio de Janeiro. “Recebemos elogios durante a reunião estadual de secretários de Saúde pela antecipação dos trabalhos. Saímos na frente e todas as unidades de saúde de Barra Mansa estão preparadas para atender a população”, explicou o secretário, lembrando que a equipe da secretaria conta com 100 agentes de combate à dengue, número proporcional a quantidade de habitantes do município e preconizado pelo Ministério da Saúde.

Capacitação para a UPA – No início deste mês, três enfermeiros, dois médicos clínicos gerais e uma pediatra da UPA Centro (Unidade de Pronto Atendimento) participaram de uma capacitação sobre o enfrentamento à dengue e à febre chikungunya. De acordo com o enfermeiro diarista Rafael Procópio, o curso – realizado pela secretaria estadual de Saúde em parceria com a Unigranrio (Universidade do Grande Rio) – teve como finalidade atualizar os conhecimentos dos agentes de saúde sobre as doenças.

“Participamos de uma aula teórica sobre as mudanças no protocolo de atendimento, para ficarmos mais atentos aos sinais da dengue. Logo depois, tivemos uma aula prática sobre notificação de dengue, anamnese – que é a entrevista que fazemos com o paciente – e exame físico. No final do curso ainda fizemos uma prova teórica. Todos os funcionários da UPA Centro que participaram do curso foram aprovados nessa prova”, explicou Rafael.

Durante a capacitação os médicos e enfermeiros receberam novas instruções. É que, a partir de agora, a notificação de casos de dengue e o exame de sorologia são obrigatórios. “Eles frisaram ainda a importância de hidratar o paciente ainda no acolhimento, o diagnóstico diferencial entre as doenças, os grupos da dengue e a atenção às crianças. Antigamente, os picos de casos da doença eram em dezembro e janeiro, mas agora estamos notificando em outros meses do ano. Por isso a importância dessa capacitação, que será repassada aos demais enfermeiros e médicos da UPA Centro”, finalizou o enfermeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *