Colisão traseira envolve três carros na Amaral Peixoto
29 de novembro de 2015
Festival apresenta trabalho realizado no contraturno escolar
1 de dezembro de 2015


Saúde faz lançamento de Campanha pelo Dia da Aids

Atividades alertaram população para importância da prevenção no Sider Shopping nesta segunda (dia 30), mas ações se estendem por toda semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda realizou nesta segunda-feira (dia 30) o lançamento do Movimento de Luta Contra Aids. O evento aconteceu, entre 10 e 11h, no Sider Shopping, Vila Santa Cecília, com a distribuição de preservativos e material educativo orientando a população sobre a doença.

A coordenadora do CDI (Centro de Doenças Infectocontagiosas), a enfermeira Sandra Coutinho, aproveitou a ação para conversar com a população, alertando sobre a importância do teste rápido para detectar a Aids, além de serem adotadas medidas preventivas como uso de camisinhas durante a relação sexual.

– O uso abusivo do álcool e outras drogas é outro fator que nos preocupa quando o assunto é Aids, uma vez que os usuários destas substâncias deixam de adotar, entre outros fatores, medidas preventivas durante sua relação sexual – ressaltou a enfermeira, lembrando que homens jovens, solteiros e heterossexuais estão entre a maioria dos casos diagnosticados com Aids em Volta Redonda.

E os números não param de crescer. Entre janeiro a outubro deste ano, foram registrados 118 novos casos da doença, uma média de 12 pessoas/mês com resultados positivos para o HIV. E para alertar a população sobre esta realidade as programações pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado dia 1º, continuam durante toda a semana. 

Nesta terça-feira (dia 1º), equipes da Secretaria de Saúde realizam Teste Rápido de HIV. O evento acontece na Praça do Retiro, Avenida Sávio Gama, s/n, das 8 às 16h. Seguindo a programação do Movimento de Luta contra a Aids,  ainda no dia 1º haverá distribuição de material educativo e encaminhamentos para realização do teste rápido de Aids  a ser realizado nas seguintes Unidades de Saúde: Açude II, Siderlândia, Retiro II, Santo Agostinho, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes. Esta ação também acontece entre 8h e 16h, na Praça Sávio Gama, no Retiro.

O CDI, localizado no Aterrado, também terá ação em função do Dia 1º de Dezembro. Esta unidade estará, neste dia, entre 8h e 17h, realizando teste rápido para HIV e vai se estender até o próximo dia 4 de dezembro. O Teste Rápido faz parte da rotina de procedimentos do CDI. 

Na quarta-feira (dia 2) as atividades ficam por conta da “Roda de Conversa: Diagnóstico e Tratamento do HIV”, no auditório da Câmara Municipal de Volta Redonda, Aterrado, das 17h às 20h. Este evento será mediado pela médica Márcia Rachid e será destinado, em especial, ao público jovem.

Ainda no dia 02, no auditório da Secretaria de Saúde, no Aterrado, das 13 às 16h, será debatido outro tema “Aids: Discutindo o Diagnóstico e Tratamento”. Este evento será direcionado a médicos, enfermeiros da rede municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *