TST anula eleição de 2010 do Sindicato dos Metalúrgicos
9 de dezembro de 2015
Barra Mansa ganha ´Anjos da Guarda´
11 de dezembro de 2015


Secretaria de Saúde alerta para vírus da Zika

O secretário de Saúde de Resende, Daniel Brito, fez um alerta à população para a importância das medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e zika. Segundo ele, a Secretaria de Saúde está muito preocupada com o aumento no número de casos de microcefalia no país.

– A população precisa se conscientizar e combater os focos do mosquito em suas residências. O Ministério da Saúde confirmou que a microcefalia foi causada pelo vírus da zika, e o estado do Rio de Janeiro já registrou 13 casos. A dengue tem tratamento, mas a má formação não, é uma deformidade que vai afetar toda a vida da criança – avalia o secretário.

De acordo com último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, foram notificados no Brasil, até o dia 5 de dezembro, 1.761 casos suspeitos de microcefalia. O estado de Pernambuco lidera o número de casos, com 804. Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2014, o país teve 147 casos.

Daniel Brito lembra que a medida de prevenção é combater os criadouros do mosquito, ou seja, evitar água parada. Por isso, a orientação é adotar todas as semanas os 10 minutos, que incluem verificar vasos de plantas, calhas, caixas d´água, bandejas de ar-condicionado e outros objetos que podem acumular água.

Na avaliação da Secretaria de Saúde, a participação da população no combate à dengue é fundamental. De acordo com o secretário, é importante a colaboração dos moradores, tanto nas ações de prevenção como em aceitar a visita dos vigilantes sanitários.

– Ainda encontramos nos quintais latas, pneus, depósitos de plástico e baldes com acúmulo de água. A população precisa se conscientizar e eliminar os possíveis criadouros de suas residências. Além disso, a visita do agente é importante para orientar e verificar esses focos – ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *