Carro é roubado na Vila Mury
26 de janeiro de 2016
Policiais de Barra Mansa estouram refinaria de cocaína no bairro São Lucas em Volta Redonda
28 de janeiro de 2016


Neto quer unir poder público e sociedade civil contra dengue

O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu em seu gabinete ao lado do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, no final da tarde desta segunda-feira (dia 25), secretários municipais, presidentes de autarquias, além do major Vagner Cavalcanti, da secretaria de planejamento do 28º Batalhão de Polícia Militar; do comandante de 22º Grupamento de Bombeiro Militar, coronel Márcio Caetano; representantes da Guarda Municipal e Defesa Civil; e de entidades como a Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Metalúrgicos, Sider Shopping, o Falcões de Aço Motoclube e outras.

Todos foram convocados a entrarem na luta contra o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, que também transmite os vírus Zika e Chikungunya. Volta Redonda quer ser exemplo para outros municípios contando com a experiência e a colaboração de diversos setores da sociedade para acabar com o mosquito. “Esta reunião foi a primeira de muitas, já senti falta neste grupo de representantes dos clubes sociais do município e também de membros de grupos como Lions e Rotary, que têm muito a somar e colaborar para alcançarmos o nosso objetivo”, afirmou o prefeito.

AÇÃO – A primeira ação conjunta entre o poder público e voluntários da sociedade civil já foi definida neste primeiro encontro. Um mutirão vai levar atividades de prevenção, orientação e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti a todos os bairros da cidade na sexta-feira (dia 29), das 8h às 10h. De acordo com Neto, entre as funções do grupo também estará anotar se o morador quer fazer descarte de algum tipo de entulho para posteriormente a Secretaria Municipal de Serviço Público (SMSP) fazer agendamento para realizar o serviço. “O objetivo é colocar mais de mil pessoas nas ruas, mesclando agentes da Vigilância Ambiental – ligada da Secretaria Municipal de Saúde – voluntários e ainda representantes de um órgão de segurança pública”, disse o prefeito.

O município foi divido em 12 setores, mas todos os bairros serão beneficiados com o mutirão. Durante a reunião ficou definido que os pontos de encontro serão as Unidades de Saúde dos bairros, onde não houver postos de saúde, as pessoas devem se dirigir à escola ou ao CRAS (Centro de Referência à Assistência Social. Mas em caso de dúvida, os locais exatos serão publicados, a partir da próxima quarta-feira (dia 27), no PortalVR.com.

CONTINUIDADE – Além de definir a ação para a próxima sexta-feira (dia 29), durante a reunião, o presidente do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo César de Souza, fez uma explanação sobre a situação dos focos do mosquito hoje no município, confirmando que a maioria das larvas são encontradas dentro dos domicílios. Ele também apontou e deu sugestões de como cada uma das entidades presentes no encontro poderia colaborar com a diminuição da infestação do Aedes aegypti.

DIVULGAÇÃO – A ação será acompanhada de uma campanha para convidar a população a participar da luta contra o mosquito. Durante o encontro no gabinete do prefeito, os convidados conheceram o jingle da campanha, que vai acompanhar as equipes durante a caminhada na sexta-feira. Além disso, serão espalhados outdoors na cidade e também serão feitas campanhas nas rádios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *