Acidente deixa três feridos no bairro São Geraldo
14 de março de 2016
Detran inicia vistoria noturna em Volta Redonda
16 de março de 2016


Secretaria de Planejamento Urbano de Barra Mansa inicia regularização fundiária do Roselândia II

Comunidade será mapeada e moradores terão documentação dos imóveis

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Planejamento Urbano, iniciou nesta segunda-feira, dia 14, o trabalho de campo na área do Roselândia II para a regularização fundiária do núcleo social. Durante os próximos 30 dias os técnicos da secretaria vão visitar todas as casas e lotes da comunidade, atualmente formada por 123 famílias, solicitando aos moradores qualquer tipo de documento que tenham em relação à propriedade. O objetivo é conceder aos moradores a documentação definitiva dos imóveis, e mapear a área para a atualização do levantamento topográfico, já que o último registro é de 2012.

Antes de começar o levantamento o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves, se reuniu com os moradores do Roselândia II e explicou a dinâmica do trabalho. “Solicitamos a colaboração dos moradores e recebemos o apoio deles. Há muito tempo a comunidade espera por esse momento. As ruas do Roselândia II não possuem CEP e todas aquelas pessoas não têm um documento oficial que lhes assegure a propriedade dos imóveis. Estamos realizando a regularização fundiária justamente para acabar com essa situação”, garantiu o secretário.

Após a regularização fundiária os moradores do núcleo social passarão a contar com serviços que, até então, não existiam.  “Os técnicos da secretaria estão fazendo as entrevistas de campo para atualizar o cadastro das famílias e das construções existentes. A partir daí, será possível realizar um levantamento das necessidades dos moradores como serviços de água e esgoto, arruamentos e reforma de ruas, escadões e outros serviços necessários para a comunidade”, explicou Ronaldo Alves.

De acordo com Ronaldo Alves o processo de regulamentação fundiária do Roselândia II também envolve outros setores da prefeitura além da secretaria de Planejamento Urbano. “Além dos técnicos da secretaria as equipes são formadas por agentes da Defesa Civil, funcionários da secretaria de Habitação e da secretaria de Assistência Social. As visitas são feitas entre 9h30 e 11h30 e o pessoal está uniformizado e identificado com crachá”, esclareceu o secretário.

Um ponto de apoio foi montado numa das casas do núcleo social. Além de servir como central de informação sobre a regularização fundiária, foi disponibilizado aos moradores do Roselândia II equipes da secretaria de Saúde. “Montamos essa base na casa do senhor Figueiredo, mais conhecida como Casa Roxa. Lá os moradores poderão tirar dúvidas sobre IPTU, ligação de água e também sobre a regularização fundiária. Além disso, poderão saber mais sobre a campanha ZiKaZero, e ter acesso a alguns serviços de saúde, como aferição de pressão e glicose”, finalizou Ronaldo Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *