Obras do DNIT na BR 393 vão aumentar a segurança na Rodovia Lúcio Meira, trecho de Volta Redonda
19 de abril de 2016
ANP apreende 51 botijões de gás de cozinha em operação no Sul do Rio
21 de abril de 2016


Roda de Conversa orienta professores sobre H1N1

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde reuniu diretores e professores

Docentes e diretores de escolas particulares e da rede pública participaram, na tarde desta terça-feira, 19, da Roda de Conversa sobre Prevenção à H1N1, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Niterói, em Volta Redonda. O objetivo do evento foi orientar profissionais da educação sobre a prevenção à gripe dentro das escolas e creches.

A iniciativa atendeu a expectativa da diretora da Escola Municipal Amaral Peixoto, Roseli Negreiros, que acompanhou atentamente a exposição sobre a doença e cuidados para se prevenir a gripe, apresentada pelo médico infectologista, do Setor de Epidemiologia da SMS/VR, Eduardo Candanoza. Um dos itens que mais chamou atenção da professora foi a importância de se manter o espaço interno da escola bem arejado.

Roseli, que é responsável por uma unidade de ensino fundamental com quase 400 alunos matriculados, com faixa etária entre 6 a 11 anos, disse ainda que esta realizando uma campanha na escola: de incentivo a higienização das mãos dos alunos. O objetivo da educadora é conquistar atenção das crianças e pais para a importância da limpeza das mãos, um dos principais fatores que ajuda a eliminar germes da gripe.

– Estamos ainda tomando um maior cuidado com a limpeza dos nossos bebedouros e incentivando o uso de copos e garrafas descartáveis – comentou a professora.

A exemplo de Roseli, a diretora da Creche Municipal Amor Perfeito, Patrícia Coelho, também tem priorizando a higiene das mãos dos alunos como tarefa diária na escola, na campanha contra o H1N1. A professora ao acompanhar a apresentação do médico da SMS/VR, foi, inclusive, uma das que indagou sobre a importância do uso constante do álcool gel e teve a dúvida rapidamente sanada pelo infectologista da SMS/VR que alertou para a importância do produto na desinfecção das mãos.

– Ao aplicar o álcool gel a 70% nas mãos há de fato eficácia na eliminação dos germes, mas a utilização desse produto deve e precisa ser acompanhada com o hábito de lavar as mãos com água e sabão – alertou o médico.

Outra dúvida freqüente entre os professores foi quanto ao público alvo da vacina e as datas diferenciadas para o inicio da campanha de vacinação contra H1N1, que em Volta Redonda e no Sul do Estado passou a ser aplicada nesta segunda-feira, dia 18, para gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de pacientes renais crônicos. Este item foi esclarecido pela médica da SMS/VR, doutora Rosa Maria de Jesus, que falou sobre critérios adotados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde para aplicação da vacina.

– Existe uma estratégia epidemiológica de distribuição de vacina e estamos priorizando uma parcela do público alvo que representa um grupo menor de pessoas a serem vacinadas, além de representarem ainda um público com maior risco para a doença – completou a médica. 

APRESENTAÇÃO –  Durante as orientações, o médico do Setor de Epidemiologia da SMS/VR, Eduardo Candanoza,  repassou aos profissionais da Educação as principais recomendações do Ministério da Saúde a serem adotadas nas escolas e creches em casos suspeitos de H1N1.

Uma delas é orientação quanto ao afastamento, temporário, por até 48 horas, de alunos, professores ou funcionários que adoecerem, com suspeita clínica de Influenza, podendo ser liberado o retorno à escola, quando estiver clinicamente estável, sem uso de antitérmico e sem febre por 24 horas. Outra recomendação, para estes casos, é o fato de ao retornar à escola, esta pessoa deverá manter cuidados de etiqueta respiratória durante sintomas respiratórios.

Medidas simples como cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso; lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar; evitar tocar olhos, nariz ou boca; evitar contato próximo com pessoas doentes, são fundamentais para evitar a doença. Outra orientação do médico é o fato de que não havendo disponibilidade de água e sabão, o uso de álcool gel é recomendado.

Durante a orientações prevista para as escolas, o Ministério da Saúde destaca outras medicas a serem adotadas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir

algum alimento.

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

• Manter os ambientes bem ventilados.

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas

de influenza.

• Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.

• Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).

• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

• Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *