Mulher é assassinada no bairro Santa Rita do Zarur
9 de junho de 2016
Jorge Costa participa de homenagens pelo Dia do Pastor em Barra Mansa
11 de junho de 2016


Unacon é inaugurada oficialmente por ministro da Saúde

Unidade pertence à Santa Casa de Barra Mansa e tem capacidade para realizar até dois mil atendimento

Com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Jair Fusco, inaugurou nesta sexta-feira, dia 10, a Unacon (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia), que recebeu o nome de Oncobarra. Deputados federais e estaduais também participaram do evento, assim como prefeitos de várias cidades da região e vereadores. O ministro ressaltou a importância da Santa Casa para a saúde no interior do estado do Rio de Janeiro.

“A saúde é primordial para que o país volte a produzir. Sem boa saúde não é possível trabalhar. Os hospitais filantrópicos, como a Santa Casa, são imprescindíveis para as atividades do SUS, pois são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde. A Santa Casa de Barra Mansa, eu fui informado, que ainda oferece mais que isso e 83% do atendimento do hospital são realizados pelo SUS”, disse o ministro, ressaltando que a intenção do ministério é descentralizar os instrumentos de Alta Complexidade. “Temos que criar mais estruturas como esta no interior”, reforçou.

O prefeito interino de Barra Mansa, Jorge Costa, salientou que embora toda a região ganhe com a vinda da Unacon, Barra Mansa ganha muito mais, por ser o município sede. “Só tenho a agradecer todo o esforço que essa entidade teve para chegar até aqui. É muito bom saber que estamos tirando os pacientes da estrada”, afirmou. Os deputados presentes também ressaltaram a importância da viagem diminuir para os pacientes.

A unidade tem capacidade para realizar dois mil atendimentos ambulatoriais, por mês, entre outros serviços. De acordo com a gerente da Unacon, Tereza Cristina Bastos, 140 pessoas já foram atendidas pelo SUS, desde o início das atividades, em abril deste ano. “Desses atendimentos, 55 pacientes já foram referenciados para a radioterapia e 25 para a

quimioterapia, outros 10 vão passar por cirurgia, aqui no hospital”, contou.

Fusco disse ainda que a Unacon é uma conquista de toda a equipe da Santa Casa e das provedorias anteriores. “Foi muita luta até chegarmos ao dia de hoje. Os provedores anteriores a mim se empenharam muito para a conclusão de cada etapa da obra e da documentação necessária para o exercício da atividade. Nosso propósito é salvar vidas e, com certeza, a população é a maior beneficiada”, argumentou.

Idealizador do projeto, o atual diretor de Medicina da Santa Casa de Barra Mansa,  Sérgio Gomes da Silva, se emocionou. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Só perde para quando meus filhos nasceram. Poder oferecer tratamento gratuito à população com dignidade e humanização é um sonho que se torna realidade”, revelou, acrescentando que a próxima meta é começar a realizar transplantes na Santa Casa. “Só então vou poder me aposentar”, descontraiu.

A Unacon – A unidade tem capacidade para realizar dois mil atendimentos ambulatoriais, por mês. Foi construída em 2.125 metros quadrados no terreno da Santa Casa com verba federal, do projeto Expande (Expansão da Assistência Oncológica), criado no ano 2000 pelo Ministério da Saúde, com coordenação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), e contrapartida da Santa Casa de Barra Mansa. O prédio possui quatro andares, sendo três deles destinados ao uso assistencial e um pavimento técnico.

A unidade possui acelerador linear; aparelho de Braquiterapia; sala limpa com duas capelas de fluxo laminar; sala de manipulação de pré-quimioterapia; sala de manipulação para imunoBCG; nove consultórios; 8 poltronas de quimioterapia; e dois leitos de quimioterapia. Entre os serviços prestados na Unacon estão: Mastologia; Urooncologia; Ginecologia Oncologia; Cirurgia de cabeça e pescoço; Cancerologia Cirúrgica; Cancerologia Clínica; Radioterapia (convencional, conformada ou tridimensional e radiocirurgia); Braquiterapia (de alta taxa de dose 2D e 3D); Enfermagem Oncológica; Farmácia Oncológica; Psicooncologia; Fonooncologia; Fisioncologia; e Nutrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *