Mulher é amarrada durante assalto em Três Rios
24 de novembro de 2016
Fidel Castro morre aos 90 anos
26 de novembro de 2016


Hemorio incentiva população a doar sangue

Instituição realiza diversas campanhas para atrair novos voluntários

Referência em doação de sangue no estado, o Hemorio atua em diversas frentes para manter estoques cheios e salvar vidas. No Dia do Doador, a chefe do Setor de Promoção a Doação de Sangue da instituição, Simone Fonseca, enfatiza que a data comemorada em todo o país, além de homenagear as pessoas que reservam seu tempo para a ação solidária, alerta a população sobre a importância de ser doador de sangue.

D.O Notícias – Como é o cenário de doação no Estado do Rio de Janeiro?

Simone Fonseca – Atualmente, temos 1,02% da população fluminense doando sangue, enquanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que pelo menos 3 a 5% da sociedade doe sangue regularmente. Precisamos triplicar o percentual. Cerca de 180 unidades hospitalares são abastecidas pelo Hemorio. Por isso, estamos com várias atividades que promovem a doação, já que comemoramos a Semana Nacional do Doador, que começou no dia 21 e se encerra hoje.

D.O Notícias – As campanhas de conscientização têm ajudado a aumentar o número de doações?

Fonseca – A divulgação de ações permite um maior acesso à informação e isso traz resultados positivos. A sociedade fica mais sensível à causa.

D.O Notícias – Homens e mulheres doam na mesma proporção?

Fonseca – Há mais homens doando do que mulheres. Realizamos a campanha Mulher + Solidária para informar o público feminino sobre o tema. Verificamos que as mulheres ainda têm muitas dúvidas. Grávida não pode doar, a mulher que teve filho pode doar um ano após ter tido a criança e a doação pode ocorrer durante a menstruação. Só é bom evitar se estiver com algum mal-estar. 

D.O Notícias – Quais os setores por onde o doador passa até a doação?

 Fonseca – O doador deve entregar na recepção a identidade original com foto para passar por um cadastro, onde são necessários dados como endereço, e-mail e telefone. Deve ser preenchido um questionário com informações sobre sua saúde e é preciso passar por uma entrevista e uma avaliação clínica com verificação da pressão arterial, temperatura, pulso, altura e hemoglobina. Caso a pessoa esteja apta, ela realiza uma hidratação tomando um refresco e comendo biscoitos antes de doar. A doação dura, no máximo, 12 minutos.

D.O Notícias – Qual é a estrutura do Hemorio?

Fonseca – O ciclo vai desde a captação de doadores até a distribuição ou transfusão do sangue. Entre os setores do hemocentro envolvidos estão a captação; o atendimento ao doador; a enfermagem; o atendimento especializado, que faz a coleta e triagem dos doadores; o fracionamento; a  sorologia; a expedição; a transfusão; a troca; entre outros. São, portanto, inúmeros profissionais como enfermeiros, médicos, técnicos, biólogos, biomédicos e farmacêuticos. O Hemorio é referência técnica e também de distribuição de hemocomponentes.

Doação de sangue salva quatro vidas

Para doar sangue, o voluntário deve estar bem de saúde, com mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar um termo de autorização dos responsáveis, que está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br).

Não é necessário estar em jejum. É preciso apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir álcool 12 horas antes. Caso a pessoa use medicamento, tenha problema de saúde, realize alguma operação e tenha viajado para outro estado, é importante ligar antes para o Disque Sangue (0800 282 0708) e tirar suas dúvidas. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

– Doar sangue é uma forma de ser solidário e de fazer a diferença na vida de alguém. Todo o tipo de sangue é bem-vindo. Após a doação, fazemos um fracionamento do sangue (hemácias, plaquetas e plasma). Com cada doação, é possível salvar quatro vidas – explicou a chefe do Setor de Promoção a Doação de Sangue do Hemorio, Simone Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *