Palácio repudia acusação contra Temer feita por delator da Odebrecht
9 de dezembro de 2016
Colisão deixa uma pessoa ferida na Beira-Rio
11 de dezembro de 2016


Clínica de Hemodiálise recebe o ´Habite-se´ da prefeitura

Clínica recebeu também esta semana a licença da Suvisa e os trâmites para as próximas etapas estão bem adiantados

O início do funcionamento da Clínica de Diálise Miravel Marques de Carvalho de Volta Redonda ganhou mais um apoio a partir da noite desta quinta-feira (dia 8). Em cerimônia realizada na sede da unidade, o prefeito Antônio Francisco Neto entregou à direção da Clínica o Habite-se – documento da Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) que libera as instalações físicas da clínica localizada no bairro Retiro, e marca a conclusão da obras civis. A clínica teve um investimento privado de R$ 7 milhões feito pelo grupo CDVR, do Rio de Janeiro. 

O diretor médico Dr. Murillo Soares Tatagiba anunciou durante a cerimônia que a Clínica recebeu esta semana a licença da Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) e os trâmites para as próximas etapas estão bem adiantados.

“Com o Habite-se da Prefeitura de Volta Redonda e a licença da Suvisa, que é muito rigorosa, nós vencemos duas etapas para iniciar o atendimento. Agora estamos trabalhando para obtermos a habilitação e credenciamento junto ao Ministério da Saúde (MS). Almejamos pela aprovação da documentação o quanto antes”, disse Tatagiba, destacando que quando a clínica entrar em operação, ela terá a capacidade de atendimento de 200 pacientes na hemodiálise e 90 pacientes em diálise peritoneal, diariamente. “Agradeço ao pleno envolvimento da administração municipal em apoiar o nosso projeto de saúde e de social. Eu nunca vi esse apoio público na minha vida”, disse o diretor, destacando que o atendimento será feito aos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a entrada em operação da clínica, os pacientes renais de Volta Redonda deixarão de viajar para municípios como Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Angra dos Reis e Paracambi, para realizar a hemodiálise, procedimento muito desgastante, já que cada sessão – podem ser até três por semana – chega a durar a durar quatro horas, conforme explicou a secretária de Saúde, Marta Magalhães. “No total, 167 pacientes fazem tratamento por hemodiálise em Volta Redonda. E esta clínica vai acolher e humanizar o serviço de atendimento aos pacientes. Todos estamos unidos para habilitar o mais rápido possível a clínica no Ministério da Saúde”, disse Marta, explicando que esteve em Brasília esta semana pedindo agilidade no credenciamento. “Pacientes de outras cidades do entorno também passarão a ser atendidos, já que há carência de clínicas de hemodiálise na região”, completou.

A fundadora do Movimento Pró-renal, que tem o apoio da Pastoral da Saúde da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Maria Izabel Batista dos Santos, disse que como representante do movimento estava feliz com a fase em que clínica está. “Acredito que esta clínica vai atender o desejo dos pacientes renais. Ela tem um padrão muito bom e está comparada aos centros de diálise dos principais hospitais do país. Obrigado às autoridades por ter nos ouvido”, disse Izabel após fazer a primeira visita às instalações da clínica, juntamente com as autoridades participantes do evento.

Já o prefeito Neto frisou que para a aprovação em Brasília, a clínica tem o apoio do deputado federal Deley de Oliveira. “Mesmo com o esforço da Secretaria de Saúde, muitas pessoas de Volta Redonda viajam para outros municípios para o tratamento e estão sofrendo com isso. Temos pressa em resolver esta questão”, disse o prefeito, que aproveitou para agradecer a empresa pelo investimento. “Esta é uma demonstração de pessoas que acreditam em nossa cidade. Obrigado em nome dos pacientes e da população de Volta Redonda”, discursou o prefeito.

Acompanharam a cerimônia o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, a arquiteta responsável pelo projeto da obra, Milla Tatagiba, as filhas da homenageada, Rosane Marques e Rosângela Marques, além de sobrinhos e netos. Além de diversos secretários e coordenadores municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *