Operação Verão da Lei Seca aborda mais de 3 mil motoristas
23 de janeiro de 2017
Poste cai na estrada que liga Pinheiral ao distrito de Arrozal
25 de janeiro de 2017


Hemonúcleo de Barra Mansa precisa de doação de sangue

Principal necessidade no momento é doação do tipo O-

Devido às férias de final e começo de ano, houve uma queda significativa na doação de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa, principalmente o tipo O-, que é um sangue mais raro por ser universal. Ainda segundo informações do Hemonúcleo, em dezembro houve uma redução de 40% na doação de sangue.

Para o coordenador do Hemonúcleo, Sergio Murilo Conti, esta época do ano a procura por sangue é maior. “Estamos no momento em que os hospitais mais precisam de sangue, pois muitas pessoas viajam e aumenta o número de acidentes e urgências”, revelou, acrescentando que a cidade é um centro de referência no combate ao câncer.

– Por sermos um centro de atendimento, com o Hospital do Câncer, aumenta a procura por sangue. Com isso, não estamos conseguindo manter o estoque razoável para atender totalmente a demanda – informou.

Sergio também falou da maior necessidade no momento. “O sangue O- é doador universal, mas quem tem esse tipo de sangue, só pode receber este sangue, por isso quem puder nos ajudar, principalmente doando este tipo sanguíneo, será de grande importância para o Hemonúcleo. Nosso desafio é manter a regularidade na doação, pois devido a essas oscilações, em alguns meses temos mais e em outras menos doações”.

Doação de Sangue

Osmar Gomes tem o costume de doar sangue todo ano. “Sempre fui incentivado a doar sangue no meu trabalho, mas faço também porque gosto de ajudar as pessoas. O legal é que quando doamos, também ficamos sabendo das condições da nossa saúde”, revelou o operário, que era a única pessoa que estava doando sangue na manhã desta terça-feira, dia 24.

As pessoas que tiverem interesse em doar sangue para o Hemonúcleo de Barra Mansa devem comparecer ao local, que fica na Rua Pinto Ribeiro, Nº 65, no anexo da Santa Casa, das 7h às 11h.

Quem pode doar sangue?

– Pessoas com idade entre 16 e 69 anos. Porém, a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

– É necessário estar com boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos;

– O doador deve ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas;

– A pessoa deve estar bem alimentada, só que tem de evitar comidas gordurosas quatro horas antes da doação.

Quem não pode doar sangue?

– Quem tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade e Malária;

– Quem teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia;

– Quem recebeu enxerto de duramater;

– Quem tem diabetes com problemas vasculares;

– Quem tem bronquite e asma (com crises a cada três meses ou menos);

– Quem tem alcoolismo crônico ou sinais de intoxicação pelo álcool;

– Quem teve hanseníase, elefantíase, brucelose, leishmaniose visceral (calazar);

– Quem foi submetido a transplante, pneumectomia (remoção cirúrgica de pulmão), esplenectomia (retirada cirúrgica do baço), gastrectomia total (retirada cirúrgica do estômago);

– Quem tem problemas de coagulação de sangue, no pulmão, nos rins, no fígado e no coração;

– Quem teve tuberculose extra-pulmonar;

– Quem sofre de psicoses, esquizofrenia ou doenças que gerem inimputabilidade jurídica;

– Quem teve reação adversa grave em doação anterior;

– Quem é usuário de drogas ilícitas.

O doador também não pode ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmitidas pelo sangue, como Hepatite B, Hepatite C, HIV, Sífilis, Doença de Chagas e males associados aos vírus HTLV I e II.

Todos os doadores passam por exames de anemia, de pressão, de batimento cardíaco, de temperatura e de peso. Além disso, é feita uma entrevista com os doadores voluntários. É muito importante dizer a verdade, porque é neste momento que os entrevistadores verificam se você pode doar sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *