Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado
1 de fevereiro de 2017
Rodrigo Drable se reúne com GGIM para tratar de segurança
3 de fevereiro de 2017


Vacinação contra febre amarela é exclusiva para viajantes em áreas endêmicas

Horário do início da vacinação em Volta Redonda foi transferido para às 17h, às terças e quintas-feiras, para garantir melhor acolhimento à população

A vacinação contra a febre amarela é realizada somente em pessoas que vão viajar para áreas endêmicas, principalmente, o estado de Minas Gerais e viagens internacionais. “A listagem completa das áreas de risco pode ser encontrada na Unidade Básica de Saúde Jardim Paraíba, onde a vacina é aplicada no município”, esclarece a superintendente em Atenção e Vigilância à Saúde, Flávia Lipke Ensenat, da Secretaria Municipal de Saúde.

“A orientação é fazer um acolhimento na fila, pois, conforme determinação do Ministério da Saúde, somente os usuários com viagem programada para áreas endêmicas deverão tomar a vacina com, no mínimo, dez dias de antecedência”, completou Flávia, afirmando que não há recomendação e nem estoque de vacina para que toda a população de Volta Redonda seja vacinada.

Ela lembrou ainda que, dentro desta população existem algumas contra indicações, como gestantes, mulheres que estejam amamentando, crianças menores de nove meses, pessoas com 60 anos ou mais sem indicação médica, pessoas com histórico de reações anafiláticas a ovo de galinha e seus derivados, pessoas com imunodeficiência congênita, secundária ou por tratamento, pessoas com história de doenças do timo e doença febril aguda.

A vacina contra a febre amarela também pode causar eventos adversos como reações locais – dor no local da aplicação, febre, mialgia, cefaléia – e sistêmicas, variando de moderada a grave – encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico.

Para melhorar o acolhimento à população, esclarecendo dúvidas e identificando as pessoas que devem ser imunizadas, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda transferiu para às 17h o início da vacinação, realizada sempre às terças e quintas-feiras, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba, que fica na Rua 548, nº 95, no bairro Nossa Senhora das Graças.

“A medida visa evitar que a população forme fila durante a madrugada em frente à unidade. Durante o dia, os usuários que procurarem a vacina poderão ser orientados por profissionais de saúde”, acredita Flávia,  acrescentando que o número de doses disponíveis por dia será mantido em 150, totalizando 300 doses semanais.

O abastecimento é feito mensalmente, pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo a cota distribuída conforme as áreas de risco. “A próxima entrega prevista para Volta Redonda é na próxima semana”, confirma a superintendente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *