Barra Mansa fará parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
21 de março de 2017
Menor é flagrado com drogas dentro de um táxi na Lúcio Meira
23 de março de 2017


Doadores de sangue serão vacinados contra febre amarela em Barra Mansa

Hemonúcleo do município registrou queda de 44% nas doações desde janeiro; campanha busca aumentar número de doadores e reduzir filas para vacinação; doadores de sangue terão prioridade na vacinação, sem que precisem enfrentar fila

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através de uma parceria entre o Hemonúcleo e o setor de Imunização, começou nesta quarta-feira, 22, uma campanha para aumentar o número de doadores de sangue e reduzir a fila na vacinação contra a febre amarela. O Hemonúcleo registrou queda de 44% nas doações desde janeiro deste ano depois do aumento na vacinação, que impede a doação de sangue por no mínimo quatro semanas. A ideia é atrair mais doadores dando a eles prioridade na vacina contra a febre amarela.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo, em janeiro deste ano foram registradas 403 doações, em fevereiro 361 e em março apenas 267. Ele atribui a queda nas doações ao período do carnaval, quando houve um aumento na procura pela vacina da febre amarela. “Quem toma a vacina tem que esperar pelo menos quatro semanas para doar sangue. Como no carnaval muita gente viajou para áreas endêmicas, houve aumento na vacinação e, consequentemente, redução nas doações”.

O setor de Imunização informou que a procura pela vacina da febre amarela continua com a mesma intensidade do período pré-carnaval. De acordo com o setor, a vacinação segue normalmente às terças e sextas-feiras, com a distribuição de 100 senhas por ordem de chegada, de 8h às 13h. Durante a semana haverá um dia específico, previamente agendado, para os doadores de sangue se vacinarem com prioridade.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *