Sexto caso de febre amarela é confirmado no estado do Rio
27 de março de 2017
Prefeito de Volta Redonda recebe diretoria do Codese
29 de março de 2017


Hospital do Retiro realiza Mutirão para Cirurgias de Cataratas

Há um ano e três meses, a aposentada Vilma Célia Queiroz, de 62 anos, aguardava pela a cirurgia de catarata. A espera só teve fim após o início do Mutirão da Saúde e no último sábado, dia 25, dona Vilma pode voltar a enxergar o mundo de forma melhor.

“Esse foi meu presente de aniversário, que será no dia 5 de abril. O atendimento foi nota mil. Antes da cirurgia minha pressão subiu, mas o médico anestesista me tratou com muito carinho, o que contribuiu para que a cirurgia pudesse ser realizada. A minha catarata era muito antiga, mas deu tudo certo”, comemorou a aposentada.

Enxergar a vida com outro olhar, com mais clareza e com mais saúde é sensação de outros 161 pacientes que já passaram pela cirurgia de catarata, realizada no Hospital Municipal Munir Rafful (Hospital do Retiro). Desde o dia 3 de fevereiro o hospital implantou o Mutirão de Cirurgias de Cataratas, com o objetivo de acabar com a fila de espera. Quatro médicos oftalmologistas e uma equipe de enfermagem se revezam durante as cirurgias que ocorrem todos os dias, inclusive aos sábados, quando o volume de intervenções chega a 20 pacientes.

O aposentado Edson Ferreira dos Santos, de 69 anos, também fez a cirurgia de catarata no último sábado, dia 25. Ele não poupou elogios para o tratamento que recebeu. “Eu fui muito bem tratado no hospital, a equipe de enfermagem e a doutora que fez a cirurgia foram muito atenciosas comigo e com os outros pacientes. Agora eu tenho que fazer minha parte; tenho que pingar o colírio na hora certa, não posso abaixar a cabeça e tenho que voltar pra revisão. Minha cirurgia foi excelente, todos que me atenderam estão de parabéns”, disse Edson.

Para realizar as cirurgias de cataratas e também outras cirurgias, o Hospital do Retiro implantou um equipamento de última geração no centro cirúrgico. “Para melhorar o atendimento à população nós instalamos um novo microscópio oftálmico no centro cirúrgico e também realizamos uma grande manutenção preventiva. Nós já estamos realizando uma manutenção no equipamento antigo e, em breve, vamos poder utilizá-lo em outra sala de cirurgia”, destacou o diretor médico do hospital, Caio Larcher.

“É muito importante garantir a qualidade da saúde da população de Volta Redonda. Por isso, a secretaria municipal de Saúde implantou esse Mutirão de cirurgia de catarata no Hospital do Retiro. Ainda há algumas pessoas aguardando por esta cirurgia e nós esperamos poder atender a todos até o final do ano”, destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *