Prefeitura lança enquete para ouvir a população
25 de maio de 2017
Ciclista morre atropelado na Dutra em Penedo
27 de maio de 2017


Porto Real chega a 100 exames de mamografia

Após quase um mês em funcionamento mamógrafo segue diminuindo a demanda e o tempo de espera

Instalado há cerca de um mês no município, o aparelho de mamografia beneficiou cerca de 100 mulheres até a última quarta-feira, 24, diminuindo, assim, a demanda reprimida pelo exame. Em operação desde 9 de maio na rede pública de Porto Real, o aparelho de tecnologia avançada está em pleno funcionamento. Adquirido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, o equipamento foi obtido com recursos municipais. “Da mesma forma que estamos reduzindo a espera pela mamografia também estamos trabalhando para facilitar o acesso a vários outros tipos de exames”, adiantou o prefeito, Jorge Serfiotis.

A coordenadora da Casa da Mulher e da Saúde da Mulher, Maria Lúcia Pineschi, informa que nesse primeiro mês foram realizados exames de pacientes que estavam aguardando desde o ano passado. “Nossa expectativa é concluí-los em alguns dias. Mas para isso, é necessário o comparecimento dos pacientes agendados. As faltas prejudicam quem realmente precisa do exame e é obrigado a esperar mais, sem esta necessidade”, alerta.

Exame comumente solicitado por ginecologistas e mastologistas, a mamografia serve para avaliar os tecidos internos da mama e diagnosticar bem cedo nódulos e tumores e possibilita a identificação do câncer de mama.  A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o exame de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, idade que é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo, segundo estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.

Importante para garantir a saúde das mulheres, o exame de mamografia pode até salvar vidas, pois ajuda com que médicos possam descobrir possíveis nódulos e tratar com antecedência o câncer de mama, doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

A Casa da Mulher fica na Rua Pascoina Lanconi Tavernari, s/ nº, Centro.O exame de mamografia, realizado na Casa da Mulher, é feito por meio de encaminhamento e agendamento prévio na Secretaria de Saúde através do número 3353 4899.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *