Barra Mansa inicia campanha de combate à sífilis na próxima semana
2 de novembro de 2017
Sábado Família reúne atividades recreativas e encerramento do Outubro Rosa
2 de novembro de 2017


Prefeito pede ao Estado reforço da segurança em Barra Mansa

O prefeito Rodrigo Drable se reuniu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, dia 1º, com a Guarda Municipal, estudantes e representantes do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), com secretários e vereadores para discutir formas de reforçar a segurança no município. Durante a reunião, ficou definido que será marcada audiência entre o UBM e representantes da Câmara Municipal com o Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, reforçando o pedido pelo auxílio do Estado na segurança pública municipal.

Segundo o prefeito, o município vem reforçando ao governo estadual o pedido por maior efetivo da Polícia Militar em Barra Mansa. “Queremos que a Polícia Militar intensifique suas atividades. Nossa Guarda Municipal está recebendo mais estrutura, como o Centro de Estratégia em Segurança Pública, com a Central de Monitoramento. Nos próximos dias estaremos recebendo nossas novas viaturas. Mas não podemos assumir o que é função da Polícia. Intensificaremos as atividades, mas não deixaremos de cobrar que o Estado faça o que é atribuição sua. Não podemos permitir que o terror que se vive na capital contamine nossa cidade.”, disse.

Para o Secretário de Ordem Pública, Luiz Antônio Furlani, a segurança é um tema que deve ser debatido em todas as esferas da sociedade. “Queremos essa união entre todas as partes para que o Governo Estadual reforce o efetivo da Polícia Militar em Barra Mansa. Nós da secretaria, através da Guarda Municipal, estamos reforçando as rondas em caráter imediato”, destacou o secretário.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Cabeleireiro, o Legislativo tem buscado soluções para dar maior conforto e segurança para a população. “Estamos nos reunindo frequentemente com a Polícia Militar, cobrando a questão de segurança do município. Nosso objetivo é seguir discutindo formas de como a PM pode auxiliar o nosso Poder Público, que tem buscado fazer seu papel da melhor forma possível”, declarou.

Guarda Municipal intensificará rondas com chegada de viaturas

A Ronda Escolar, formada por agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar, será intensificada a partir da próxima semana, com a chegada de duas viaturas. O serviço é feito das 7 às 22h, atendendo as instituições de ensino do município.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, a chegada das novas viaturas possibilitará uma prevenção maior de crimes nas instituições estudantis, como o assalto que ocasionou a morte de um estudante de 23 anos próximo ao UBM, na última terça-feira.

“A segurança é um dever garantidor do Estado, através da Polícia Militar. Mas estamos fazendo nossa parte, com o que podemos. Temos três viaturas utilizadas atualmente para a Ronda Escolar e iremos ganhar mais duas. Estamos buscando soluções, a Polícia Militar tem colaborado muito, mas tem que haver o aumento do efetivo”, complementou o comandante.

Para o assessor institucional do UBM, Mário Sila, a universidade tem incentivado os alunos a buscar melhorias na segurança, tanto no aspecto estudantil quanto de sociedade civil. “Queremos que a segurança melhore e que isso seja um movimento contínuo. Nossos estudantes têm a possibilidade de utilizar instrumentos adequados para buscar essa melhora, articulando passeatas e promovendo uma cultura de paz. Acreditamos que a educação seja a forma preventiva e de cura dos problemas de segurança que assolam não apenas Barra Mansa, como todo o mundo”, reforçou.

De acordo com o secretário do DCE (Diretório Central dos Estudantes) do UBM, Tiago Moraes, os alunos têm reivindicado uma segurança maior ao redor do Campus Barra Mansa. “Estamos pedindo uma maior efetividade ao Poder Público. Vamos nos organizar nos próximos dias para cobrar e pressionar a Polícia Militar por uma maior efetividade na segurança durante a saída dos alunos”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *