Desfile, Cosplay, Esporte e Sertanejo encerram Expo Real
6 de novembro de 2017
Secretaria de Saúde de VR promove atualização de vacinas para caminhoneiros
6 de novembro de 2017


Bruno decreta esquema de prontidão para chuvas de verão

Com a chegada do período do ano no qual as chuvas fortes costumam ocorrer de uma maneira mais intensa e frequente, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) acaba de assinar o decreto número 2650/2017, através do qual fica estabelecida a “Operação Verão”. Coordenada pela Defesa Civil da Prefeitura de Quatis, a “Operação Verão” tem como objetivos básicos prevenir a ocorrência de desastres provocados por possíveis deslizamentos, enxurradas, inundações, alagamentos, vendavais e granizos, além de atender imediatamente a população da cidade nos episódios de emergência. Este plano começou a vigorar na quarta-feira da semana passada, 01º de novembro, e vai até o dia 30 de abril do próximo ano.

As ações da “Operação Verão” vão ser desenvolvidas através de um trabalho integrado entre as seguintes secretarias municipais, sob a coordenação da Defesa Civil: Ordem Urbana; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Administração; Finanças; Meio Ambiente; Transporte; Educação, Desenvolvimento Rural; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Governo e Trabalho e Renda, além do gabinete do prefeito e da Procuradoria Geral do Município.

– Diante da possibilidade de chuvas intensas, as quais são muito comuns nesta época do ano, a “Operação Verão” se torna um instrumento importante na prevenção de possíveis desastres naturais e no socorro às famílias que, por ventura, sofrerem as consequências dos temporais. Todas as secretarias municipais ficarão mobilizadas no sentido de diminuir os riscos de transtornos e enfrentar as consequências das prováveis tempestades – declarou o prefeito.

Segundo ainda Bruno de Souza, “as ações de prevenção e assistência da Operação Verão” serão definidas a partir do acompanhamento dos boletins sobre a previsão do tempo emitidos pelo serviço de meteorologia, e de acordo com as orientações passadas pela Coordenadoria estadual de Defesa Civil e o Núcleo Regional da Defesa Civil.

Além disso, entre outras tarefas, a Defesa Civil da Prefeitura de Quatis realizará o monitoramento diário das áreas consideradas de risco na cidade, providenciando, se for necessária, a remoção das famílias residentes nestes locais. Outra ação prioritária vai ser o atendimento aos casos de quedas de árvores ou barreiras sobre veículos, muros e residências; e deslizamentos de terras. Para reforçar o trabalho de prevenção e socorro, a Defesa Civil poderá requisitar funcionários de outras secretarias, sem prejuízo ao salário recebido pelo servidor em sua pasta de origem.

O prefeito lembra que a administração municipal realizou de janeiro a outubro deste ano, diversas ações visando diminuir os riscos de transtornos provocados pelas chuvas fortes. Entre os trabalhos destacados pelo prefeito estão a conservação e a manutenção permanente das estradas rurais; a retirada de lixo e entulho das vias situadas na área urbana; a desobstrução de dos bueiros; e a limpeza do Ribeirão dos Quatis e das represas do Lavapés e dos Limas, totalizando um quilômetro de trecho beneficiado pelos serviços nestes três mananciais. Bruno frisou a importância dos moradores na prevenção de possíveis desastres naturais.

– Os serviços de varrição, de capina, roçada, pintura de meio-fio e de limpeza das ruas, avenidas e praças da cidade são feitos com frequência pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, mas precisamos muito da colaboração dos moradores de Quatis. A população deve evitar colocar lixo e entulho nas ruas, pois o acúmulo destes detritos nas ruas acaba sendo lançado para a rede de águas pluviais, obstruindo dessa maneira os bueiros. E bueiro entupido ajuda a provocar inundações, alagamentos e até transbordamentos – disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *