Operação Barreira Fiscal prende motorista de caminhão embriagado
6 de novembro de 2017
Prefeitura recupera áreas de lazer
6 de novembro de 2017


Projeto Engraxate é lançado pela Prefeitura de Volta Redonda

????????????????????????????????????

Participantes do projeto são atendidos pela Smac, que visa a ressocialização social

“É um recomeço”. Foi com essa frase que Sebastião Francisco de Oliveira, de 62 anos, resumiu a oportunidade de participar do Projeto Engraxate, lançado nesta segunda-feira, dia 06, pela Prefeitura de Volta Redonda. O programa é uma extensão do Projeto SuperAção, da secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac), que visa a ressocialização de pessoas em situação de rua. O Projeto Engraxate foi lançado na entrada do Palácio 17 de Julho, sede do governo municipal, no bairro Aterrado, onde estão duas cadeiras para que as pessoas possam ilustrar os sapatos.

Foram capacitadas, durante três meses, 11 pessoas para participarem do Projeto Engraxate, todos também estão no SuperAção. O valor para engraxar os sapatos é R$ 5,00. O valor fica integralmente para o engraxate. Além do seu Sebastião, participaram do primeiro dia do projeto Valmir Alves da Silva, de 50 anos, e Cristiano Souza Maia, de 45 anos. Haverá um revezamento diário entre os participantes do projeto.

Seu Sebastião destacou que morou mais de um ano nas ruas antes de ingressar na rede acolhedora da Smac e participar do projeto SuperAção.“Essa é uma boa oportunidade para as pessoas que estão na situação como a nossa. Morei mais de um ano nas ruas antes de entrar no projeto SuperAção e agora estou me reerguendo. Como mudei meu comportamento, não estou ficando mais no Abrigo Seu Nadim e meu irmão me acolheu em sua casa. Agora com o projeto engraxate, vou ter a chance de um recomeço. De ter uma nova vida”, disse o mais novo engraxate da cidade.

O prefeito Samuca Silva foi o primeiro a engraxar os sapatos no projeto. O chefe do Executivo ainda fez questão de escrever uma dedicatória aos participantes do programa, no livro de presença do projeto. “Hoje é o lançamento do projeto Engraxate, que visa a inclusão social. Essas duas cadeiras estavam jogadas na prefeitura. Fizemos a reforma e queremos levar ainda o projeto para outras áreas. É assim que queremos fazer a inclusão social. Agora essas pessoas terão oportunidade ter uma renda extra, de iniciar uma nova fase em suas vidas”, comentou o prefeito.

Quem também esteve na abertura do projeto foi o vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária Maycon Abrantes, que destacou a importância do programa. “Hoje estamos dando um passo para a ressocialização dos participantes do programa SuperAção. Com os valores levantados integrais destinados  aos participantes, poderemos ajudar a emancipação social e o progresso dentro do projeto”, destacou o vice-prefeito.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, lembrou que as cadeiras usadas no projeto estavam abandonadas no depósito municipal e que o custo para a implantação do Projeto Engraxate foi quase zero. “Fizemos a recuperação das cadeiras e estamos iniciando este projeto de ressocialização. Posteriormente, queremos levar o programa para outros pontos do município, como o Fórum de Volta Redonda, onde poderemos ter um público ainda maior”, comentou Joselito, reforçando o compromisso do governo com a geração de emprego e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *